TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração ; Comunicação E Linguagem

Casos: Teoria Da Administração ; Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 7

Competências pessoais do administrador

Defendemos o ponto de vista de que o administrador precisa ser um agente de mudança dentro das organizações. É ele que faz acontecer a mudança de mentalidade, de cultura, de processos, de atividades, de produtos/serviços etc. Seu principal produto é a inovação. É o administrador que torna as organizações mais eficazes e competitivas e as orienta rumo ao sucesso em um complicado mundo de negócios cheios de mudanças e competição. Mas, para que seja o paladino da mudança e da inovação capazes de garantir e manter a competitividade organizacional, o administrador precisa desenvolver certas características pessoais que o tornem um verdadeiro líder na organização, como combatividade, assertividade, convicção profunda, não-aceitação do status quo inconformismo com a mediocridade e alta dose de espírito empreendedor.

Introdução

Administração e suas perspectivas

A palavra Administração vem do latim Ad (direção, tendência para) e minister (subordinação ou obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta serviço a outro.

A TGA – Teoria Geral da Administração - estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

A Administração é um fenômeno universal no mundo moderno. Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação de desempenho dirigido a metas previamente determinadas, a obtenção e a alocação de recursos etc.

Os primórdios da Administração

A administração tem pouco mais de cem anos e acumula conhecimentos de vários pensadores de diversas correntes como filósofos, economistas etc.

Referências pré-históricas acerca das magníficas construções erigidas durante a antiguidade no Egito, na Mesopotâmia e na Assíria testemunharam a existência em épocas remotas de dirigentes capazes de planejar e guiar esforços de milhares de trabalhadores em monumentais obras que perduram até nossos dias, como as pirâmides do Egito.

Antecedentes históricos da Administração

Pouco antes do meado do século XIX, a sociedade era completamente diferente. As organizações eram poucas e pequenas: predominavam as pequenas oficinas, artesãos independentes, pequenas escolas, profissionais autônomos – como médicos, advogados e artistas que trabalhavam por conta própria – o lavrador, o armazém da esquina etc.

Sócrates - considera a administrarão como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Para ele, o Administrador é um só, tanto para o setor privado quanto para o setor público – o mau administrador não serve nem para um nem para outro setor.

Platão - expõe a forma democrática de administrarão pública (governo) e de negócios públicos – A República.

Aristóteles: Expõe a forma democrática de governo. Estuda a organização do Estado. Em seu livro (Política), distingue três formas de administração pública:

Monarquia- governo de uma só tendência a transformar-se em tirania.

Aristocracia- governo de uma elite, tendência a transformar-se em oligarquia. (poucas pessoas dominando o governo).

Democracia - governo do povo, tendência a transformar-se em Anarquia.

René Descartes: 1596-1650 - Fundador da filosofia moderna (trabalha com a lógica). Criador das coordenadas cartesianas. Autor do livro: O discurso do Método (método indutivo e dedutivo).

Princípio do método cartesiano

Princípio da dúvida sistemática – não aceitar coisa alguma como verdadeira enquanto não se souber com evidência, ou seja, clara e distintamente aquilo que é realmente verdadeiro.

Princípio da análise de decomposição- dividir e decompor cada dificuldade ou problema em quantas partes for possível e necessário à sua melhor adequação e solução e resolvê-las cada uma separadamente.

Princípio da síntese ou da composição– condução ordenada do pensamento e do raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de reconhecer para passar aos mais difíceis.

Princípio da Enumeração ou de verificação– recortar, verificar e revisar em tudo, de maneira que se torna segurança de nada ter sido omitido ou deixado de lado (auditoria, perícia).

Thomas Hobes: 1588-1679 - Desenvolveu a teoria da origem do Estado. O homem passou da primitividade à sociedade através de um processo lento e de um pacto entre todos (relações humanas entendimento).

O Estado se agiganta, toma dimensões de dinossauro e ameaça a todos. (o Estado deveria nos proteger, mas nos ameaça).

Jean Jacques Rosseau – 1712 – 1778 - O contrato social: O Estado surge de um acordo entre as partes. (acordo de vontades). "O homem é bom e afável, a vida em sociedade o deturpa" (o transforma em homem canibalizador).

I

A Revolução Industrial

Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1737 – 1819) e a sua aplicação à produção, surgiu uma nova concepção de trabalho que modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas mudanças de ordem econômica, política e social.

greja católica

Hierarquia de autoridade;

Estado maior (assessoria);

Coordenação funcional;

Unidade de comando.

Organização militar

Unidade de comando;

Hierarquia (linha);

Centralização do comando com descentralização da execução;

Estado maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com