TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria E Argumentacoa Juridica

Pesquisas Acadêmicas: Teoria E Argumentacoa Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

rpa275

ESTUDO DA VIOLÊNCIA

Agressividade e violência – O que as diferem? Não existe um marco divisório nítido e objetivo – está inserido no contexto sociocultural e legal e de quem a recebe.

Comportamento agressivo: uma visão teórica.

Ainda que o comportamento agressivo não se transforme, necessariamente, em violência, a convivência com a agressividade facilita a evolução do primeiro em direção ao segundo.

a-) Mecanismo de defesa inconsciente – Winnicott (1999) – A agressão pode ser percebida como reação à frustração. Na impossibilidade de ver realizado seu desejo, o psiquismo reage e desloca a energia para a agressividade (mecanismo de defesa – deslocamento ou sublimação).

b-) Descarga de energia psíquica – Sugere que a agressividade constitui uma fonte de energia do indivíduo – a intenção de realizar algo manifesta-se da mesma maneira mais ou menos violenta.

c-) Fenômeno da percepção – Sob uma Perspectiva Gestáltica, a agressividade pode resultar da percepção inadequada dos comportamentos emitidos; o indivíduo não discrimina os detalhes que diferenciam um comportamento agressivo de outro socialmente adaptado... O indivíduo proveniente de um meio, onde tais comportamentos são corriqueiros percebe-os como normais e desejáveis, não discrimina de outros igualmente adequados. – A percepção influencia na discriminação de estilos de comportamentos.

d-) Condicionamento operante por reforço positivo – O comportamento pode ser aprendido – Se agride e consegue o que quer, volta a agredir pelo mesmo ou outro motivo – Generaliza o comportamento e obtém novamente sucesso – Torna-se cada vez mais agressiva - pode evoluir para a prática de gestos mais elaborados, até chegar à violência, que se integrará ao seu repertório. Generalização de comportamento – novas estratégias e com ausência de limites – Violência.

- Na adolescência a força física e econômica para atingir seus propósitos e a violência fará parte de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com