Teoria E Pratica Narrativa Juridica
Ensaios: Teoria E Pratica Narrativa Juridica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janainaltavares • 5/5/2013 • 317 Palavras (2 Páginas) • 1.007 Visualizações
NARRATIVA JURÍDICA SIMPLES
É uma narrativa sem compromisso de representar qualquer das partes. Deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de NARRATIVA JURÍDICA SIMPLES
É uma narrativa sem compromisso de representar qualquer das partes. Deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de forma imparcial.
Sugerimos iniciar por “trata-se de questão sobre...”
NARRATIVA JURÍDICA VALORADA
É uma narrativa marcada pelo compromisso de expor os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo. Por essa razão, apresenta o pedido (pretensão da parte autora) e recorre a modalizadores.
Sugerimos iniciar por “Fulano ajuizou ação de ... em face de Beltrano, na qual pleiteia ...”
Tipologia textual
Texto narrativo
Tipo textual em que se conta fatos reais, que ocorreram num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador.
Texto descritivo
Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ousentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.
Texto dissertativo/argumentativo
Esse texto tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma idéia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo.
Texto injuntivo
Indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras, e eventos.
SUPRACITADO – CITADO –MENCIONADO
IMPRESSÃO - SENSAÇÃO
...