TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria E Narrativa Juridica

Artigos Científicos: Teoria E Narrativa Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  317 Visualizações

NARRAÇÃO SIMPLES E NARRAÇÃO VALORADA!

NARRAÇÃO: Consiste em contar uma história, expondo os fatos que ocorreram em determinado tempo de forma minuciosa. Este tipo de texto deve responder as seguintes perguntas essenciais:

O QUE ocorreu, QUEM são os envolvidos, ONDE e QUANDO os fatos ocorreram, COMO a história se desenvolveu e POR QUÊ a causa do acontecimento.

NARRAÇÃO SIMPLES.

È um conjunto de informações que deve apresentar todo e qualquer fato importante para a compreensão da lide, de forma imparcial; ela expõe os fatos de acordo com a versão da parte que se representa em juízo, de forma que apresenta o pedido e recorre a modalizadores.

NARRAÇÃO VALORADA.

È produzida no âmbito jurídico e motivada pelo papel de acusação ou de defesa, está presente nas peças Sentença, Parecer e Acórdão, que sofrem valoração porque nelas se observa a presença de modalizadores.

MODALIZADORES.

È um elemento utilizado com a pretensão de orientar o interlocutor para determinada conclusão.

As narrativas de Sentenças, Pareceres e Acórdãos possuem valoração, embora sejam imparciais; isto porque o modalizador não visa favorecer necessariamente uma parte ou outra; a valoração pode ser feita a favor de ambas as partes, o que cada um trouxer de relevante para resolução da lide será utilizado no relatório, assim como as principais questões levantadas por cada um.

O Processo apresentado a seguir, tem um relatório valorado, e um Acórdão simples:

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com