TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administracao

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Geral Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  8.334 Palavras (34 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 34

Curso: Administração – 2º Semestre

Professor EAD: Wilson Correa da Silva

TGA – As Teorias da Administração propostas por Taylor e Fayol

Componentes:

Denes de Souza Faria RA – 193062

Mirely Ceresoli Nunes RA – 193879

Ricardo Inácio Gonçalves RA – 193035

Jonatha Lamir Borges Gomes RA - 195736

Cristalina/ 2010.

Primeiro Desafio

Etapa N° 01

TGA – As Teorias da Administração Propostas por Taylor e Fayol

Taylor (americano): Que desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.

Fayol (Europeu): Que desenvolveu a chamada teoria Clássica, cujo foco principal era o de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.

Taylor

Princípios da Administração Científica de Taylor

Para Taylor, a gerência adquiriu novas atribuições e responsabilidades descritas pelos quatro princípios a seguir:

• Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.

• Princípio do preparo: selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.

• Princípio do Controle: controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.

• Princípio da Execução: distribuir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.

Apesar da forma como Taylor considerava os operários, desenvolveu um sistema educativo que deveria ser implantado gradualmente para evitar descontentamento dos empregados e prejuízo aos patrões.

No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais.

Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.

Contudo a Administração Científica tinha diversos defeitos dentre eles: o mecanicismo de sua abordagem (teoria da máquina), a super escala que robotiza o operário, a visão microscópica do homem tomando isoladamente e como parte da maquinaria industrial, a ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, a abordagem eminentemente prescritiva e normativa e tipicamente de sistema fechado.

Mesmo assim, essas limitações e restrições não apagam o fato de que Administração Científica foi o primeiro passo concreto da Administração rumo a uma teoria administrativa Foi Taylor que implantou diversos conceitos que até hoje o utilizamos na Administração isso fica explícito no parágrafo de Administração Como Ciência.

Conceito do princípio da exceção:

“O operário cuida da rotina e o chefe cuida dos assuntos mais importantes.”

Fayol

Princípios Gerais de Administração para Fayol

A principal abordagem da teoria de Fayol era enfatizar a estrutura organizacional, onde as funções eram totalmente subdivididas seguindo um rigor que chegava ao extremo:

• Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

• Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade. Ambos devem estar equilibradas entre si.

• Disciplina: depende da obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

• Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

• Unidade de direção: uma cabeça é um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

• Subordinação de interesses individuais aos interesses gerais: os interesses gerais devem sobrepor-se aos interesses particulares.

• Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

• Centralização: refere-se a concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

• Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com