TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2013  •  3.201 Palavras (13 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO 05

2.1 Origem 05

2.2 Teoria das Relações Humanas 06

2.3 Teoria da Burocracia 07

2.4 Teoria Estruturalista 07

2.5 Teoria Comportamental e Desenvolvimento Organizacional 08

2.6 Teoria Matemática 09

2.7 Teoria da Tecologia da Informação e Teoria Contigencial 09

2.8 Pensamento Sistêmico e Liderança 10

2.9 A Escolha do Grupo Pela Teoria da Adocracia 12

3. IMPLICAÇÕES ÉTICAS 12

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

BIBLIOGRAFIA 15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o contexto histórico que antecederam as teorias da administração, e como se deu o surgimento das primeiras teorias administrativas, mostrando também, seus principais autores, aplicações para a solução dos problemas existentes na época e as funcionalidades no dia a dia de hoje. Relatando quais eram os cenários da sociedade que se deram na evolução destas teorias e quais eram os seus principais enfoques quando criadas.

Queremos abordar ainda outros termos importantes no meio da administração, como: A ética, a aprendizagem empresarial e a liderança que são temas constantes no meio da administração e que ajudam as empresas a desenvolverem-se de forma mais inteligente.

2. EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Origem

Sabe-se que a administração obteve diversos enfoques e visões através do tempo, contudo apesar dos diferentes tratamentos da administração, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins, é praticada desde os primeiros agrupamentos humanos. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los.

Se pesquisarmos as primeiras manifestações da administração, podemos citar como uma das mais impressionantes há mais de 3.500 anos em um exemplo biblico citado por Chiavenato (2000), onde relata que Moisés estava passando o dia cuidando de pequenas causas que o povo lhe trazia, população estimada na época de três milhões de pessoas. Então Jetro seu sogro recomendou: Procure homens capazes para serem líderes de 10, 100, 1000. Já nesta época era utilizado um sistema de administração hierarquizada.

Sabemos ainda, que a revolução industrial do século XVIII e o surgimento das máquinas a vapor foram fatores determinantes na mecanização da indústria e da agricultura, com desenvolvimento do sistema fabril, e substituição da tarefa artesanal pela atividade da máquina, que se cria a necessidade de sistematizar um processo administrativo que antecedesse as exigências do novo modelo organizacional.

Coforme diziam os primeiros teóricos da administração, é no contexto da revolução que aparece a Administração Científica, que propõe a substituição do empirismo das decisões tomadas através da intuição por uma ciência administrativa, que buscava o rendimento máximo por meio da organização racional do trabalho proposta pelo americano Frederick Taylor (1856-1915). O foco nas tarefas e funções a pouca atenção no humano, a limitação do campo de aplicação e a ausência de comprovação cientifica foram algumas das principais críticas desta teoria.

Também americano Henry Ford (1863-1947) através da sua empresa Ford Motor Company revolucionou na fabricação de automóveis, utilizando principios da administração cientifica. Após muito estudo, máquinas e trabalhadores foram colocados em sequência na fábrica de modo que um automóvel pudesse ser montado sem interrupções ao longo de uma linha de produção móvel. Esse modelo de produção em massa proposto por Ford revolucionou a industria automobilistica ficando conhecido como Fordismo.

Paralelamente à Teoria Cientifica de Taylor e o Fordismo na Europa surgiu a Teoria Clássica, proposta por Henry Fayol (1841-1925). Caracterizava-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

2.2 Teoria Das Relações Humanas

Foi surgindo assim uma necessidade de humanizar e democratizar a administração. Os teóricos começam a perceber que a ênfase colocada nos métodos de trabalhos e na organização formal e os principios da administração não bastavam, dando lugar as preocupações com as pessoas e os grupos sociais.

Surge então a Escola das Relações Humanos, fundada por Elton Mayo (1880-1949), esta teoria é consequencia das conclusões da experiência em Hawthorme e fundamentada nas idéias de John Dewey e da psicologia social de Kurt Lewin, mas foi muito criticada por ser extremamente oposta a teoria clássica e pela ênfase exagerada nos grupos informais.

A partir daí foi surgindo escolas com novas idéias, podendo citar: Mais teorias baseadas nas pessoas como a Comportamental e do Desenvolvimento Organizacional, surgindo ainda outras com ênfase no ambiente, como as Teorias Estruturalistas e Contigêncial e outras ainda no âmbito tecnológico.

A administração vem sofrendo diversas mutações ao longo dos tempos, sempre enfatizando uma variável e desprezando todas as demais, foi assim por muito tempo, até que autores começaram a perceber que com a evolução do cenário econômico era necessário englobar diversas variáveis em uma só teoria em um só conceito.

Hoje o mundo tem dado muita atenção a tecnologia e ao capital intelectual, que são diferencial competitivo no mercado, e esta é uma tendência que deverá perpetuar-se por muito tempo. A cada dia que passa uma nova tecnologia surge e mexe com a sociedade, sendo assim novas teoria deverão surgir para preencher esta lacuna, fazendo com que esse ciclo de mudanças e adequações nunca pare.

O crescimento acelerado e desorganizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com