TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administracao

Artigo: Teoria Geral Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  207 Visualizações

A palavra administração vem do latim:

• Ad (direção, tendência para) e,

• Minister (subordinação ou obediência)

E significa:

Aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.

Um conceito mais recente é:

A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais.

Conceito de Administração Atual

“Administrar é o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos das organizações e das pessoas”. (Montana e Charnov, 2006).

A Administração não é uma ciência exata, pois é composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração. O que está em evidência hoje, amanhã não o estará.

É um fenômeno universal no mundo moderno . Cada organização requer o alcance de objetivos em um cenário de concorrência acirrada, a tomada de decisões, a coordenação de múltiplas atividades, a condução de pessoas, a avaliação do desempenho dirigido as metas previamente determinadas, a obtenção e a alocação de recursos.

O administrador não é o executor, mas o responsável pelo trabalho das pessoas a ele subordinadas, ele não pode cometer erros ou arriscar apelando para estratagemas de ensaio e erro, já que isso implicaria conduzir seus subordinados pelo caminho menos indicado.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com