TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administracao

Artigo: Teoria Geral Da Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  4.335 Palavras (18 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 18

a) Teoria Clássica da Administração.

Falaremos aqui sobre as principais Teorias da Administração, seus estudiosos e idéias que contaram muito para a melhoria nas organizações. Empresas que procuram ter sucesso, tanto na fabricação do produto ou serviço, buscam informações nas teorias, e as transformam em conhecimento para aplicá-las na organização. E assim, através da inovação e avanços tecnológicos que elas adquirem, a melhoria contínua beneficia a todos, tanto clientes quanto colaboradores.

No início do século XXI, foi criada a escola da Administração Científica por Frederick Winslow Taylor. Logo Henri Fayol desenvolveu a Teoria Clássica, mesmo sendo de diferentes pontos de vista, a idéia de Taylor e Fayol tinha a mesma base, a Abordagem Clássica da Administração.

A idéia de Taylor focava na ORT - Organização Racional do Trabalho, ênfase nas tarefas, sendo a maior preocupação em aumentar a produtividade. Ele via o homem como máquina. Com a Administração Científica, deu-se a divisão de responsabilidades, separando quem pensa e que faz. A supervisão dava assistência aos trabalhadores durante a produção, enquanto os trabalhadores ficavam apenas com a execução do trabalho. Taylor teve um seguidor, com o mesmo pensamento, que focava em ênfase nas tarefas, é Henri Ford. Ele usou o princípio de Linha de Montagem, produção em massa, controle de estoque e gestão de RH com eficácia; ele dizia que todo americano deveria ter um automóvel.

Em 1916, Henri Fayol iniciou na França a Teoria Clássica, com enfoque na estrutura, ou seja, a organização vista de cima para baixo. Analisava-se o ambiente geral da empresa e suas variáveis: tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas. Trouxe as principais funções do Administrador: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

Teoria Clássica da Administração representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento das pessoas que despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial, principalmente com o surgimento da energia elétrica e o uso dos combustíveis de petróleo, há um novo surto de progresso, acompanhado da expansão do capitalismo financeiro, que viria permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.

Henri Fayol

No campo específico da administração das empresas, coube a uns engenheiros o conhecimento do fundamento de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.

Teoria Clássica da Administração

Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade, conhecimentos, praticas, do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa. A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão estrutural, de objetivos e responsabilidades específicas, para tratar da segurança da informação de uma forma adequada na Administração. A experiência administrativa é demonstrar métodos organizacionais, para o seu sucessor no trabalho, Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa como funções comerciais, relacionadas com a compra e venda.Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais.Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.Funções contábeis, relacionadas com os inventários, registros, balanços e estatísticas.

A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marcam a essência da Teoria Clássica, como concebida por Fayol.

A maior crítica relativa à influência negativa que os conceitos Taylor e Fayol tiveram na gestão de empresas - mais especificamente nas indústrias – pode ser claramente observado dessa forma, tanto as teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, sofreram críticas por serem eminentemente mecanicistas e, até mesmo, motivadas no sentido da exploração do trabalhador, como se fora uma máquina. Principalmente a partir da contribuição de psicólogos e sociólogos, iniciada com Elton Mayo e Mary Parker Follet, surgem outras escolas de Administração, a começar pela Escola de Relações Humanas. A partir daí, as teorias de Taylor são vistas como distorcidas, do ponto de vista do trabalhador, considerado uma simples peça no processo de produção e submetido a uma supervisão policialesca. Por outro lado, não corresponde à verdade o conceito genérico de que o trabalhador não tem outros interessem e motivações senão os representados pela recompensa financeira. Tambem sofreu críticas na manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Da mesma forma se estendem as críticas às teorias de Fayol, às quais se nega a comprovação da validade dos princípios estabelecidos, pela ausência de trabalhos experimentais.

Funções Administrativas

Planejar - Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Organizar - É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Comandar - Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Coordenar - A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Controlar - Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Considerações sobre a Teoria Clássica

1. Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com