TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceira Instrução

Monografias: Terceira Instrução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  9.873 Visualizações

Página 1 de 2

V... M... e demais IIr... , peço licença para dar continuidade ao processo de iniciação ao grau de AP... M....

Esta instrução é muito interessante, pois ela nos ensina a linguagem e interpretação da moral maçônica através de símbolos e alegorias que a maçonaria guardou em seus templos e só revelando aos iniciados que aqui conseguem chegar.

Como aprendiz Maçom compreendi a filosofia simbólica da moral maçônica e o aperfeiçoamento humano, e compreende o trabalho de desbastar a pedra bruta, me libertar dos defeitos e paixões do mundo profano, para melhor adequar-me a construção moral da humanidade, que é a verdadeira obra da Maçonaria; podendo assim transformar a pedra bruta em Pedra Polida.

Nesta instrução entendemos o significado da maçonaria sendo “uma associação de homens escolhidos, cuja a doutrina tem por base o G...A...D...U...que é Deus” e assim nos apresenta como forma de universalidade entre fronteiras, pois sabemos sermos todos distintos de raças e religião, e a busca da liberdade de consciência e de culto religioso, a perfeição de nossa instituição torna-se aqui tão única e ímpar que traz o termo de G...A...D...U... para unir à todos em uma só ideia de verdade, liberdade, igualdade, fraternidade e caridade, que são as virtudes fundamentais para uma vida pura, e assim a maçonaria nunca deixará de existir.

Como modo de nos reconhecermos como Irr.: servimo-nos de S...T... e P... O sinal nos traz a tona a honra de saber guardar segredo e não revelar nossos mistérios

A Palavra Sagrada significa beleza, Força e Apoio, não tendo este uma Palavra de Passe, pois de acordo com a tradição antiga o Ap...M... permanece isolado no templo durante 3 anos, sem ter qualquer contato com o mundo exterior, devidamente concentrado no aprendizado dos sublimes mistérios e na busca do aperfeiçoamento da sua moral.

A bateria do grau e definida por 3 pancadas, sendo a primeira representada como “batei e sereis atendido” a segunda “pedi e recebereis” e a terceira “procurai e encontrareis”, que são para nos lembrar de que é preciso vencer as paixões, pois devemos ter muito cuidado com nossos desejos.

Como Ap... M... devemos trabalhar do meio dia a meia noite, que é uma homenagem a um dos precursores dos Augustos Mistérios, ZOROASTRO, que secretamente reunia seus discípulos exatamente do meio dia a meia noite na mais completa harmonia.

Esta terceira lição me foi refletida para adquirir melhor conhecimento e para ser um homem melhor a cada dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com