TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Tese: Terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Tese  •  4.987 Palavras (20 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Este trabalho abordará os inúmeros processos de modificação organizacional ocorridos no Tribunal de Justiça do Estado do Goiás (TJGO) na perspectiva de oferecer a toda sociedade o acesso a uma justiça ágil e eficiente.

Ao considerar a mudança organizacional um processo natural realizado ao longo da existência das organizações, o trabalho explana teorias que apontam o gestor como o responsável por definir o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Como instrumento de efetivação para o alcance das metas organizacionais de boas práticas de gestão, cita-se a adoção pelo TJGO de algumas ações que contribuíram, indiretamente, para uma melhor prestação do serviço jurisdicional àquela população.

A terceirização de atividades é mencionada (fotocópias, por exemplo), uso da técnica de Benchamarking (verificar como outras organizações realizam suas respectivas atividades e identificar ações de sucesso que podem ser replicadas pela mesma), o Open-Book Management (fazer minucioso levantamento dos pontos fortes e fracos da organização evitando tornar por certo o que de fato não o é); Reengenharia (fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente).

No âmbito da atenção para com os profissionais que formam a força de trabalho do TJGO, recomenda-se no trabalho executar o Empowerment (dar poder aos trabalhadores no desempenho de suas atividades), as técnicas de aprendizagem organizacional (identificar os funcionários com maior potência de criação de valor organizacional e oferecer condições para que o conhecimento individual dessas pessoas possam ser absorvidos pelos demais), entre outras.

E por fim, para cultivar a promoção ambiental entre os servidores do TJGO, elencam-se Ações e programas de responsabilidade socioambiental com o objetivo de eliminar da organização os agravos à saúde física e mental dos trabalhadores ocorridos no ambiente de trabalho.

A proposta do trabalho é sugerir práticas para se alcançar a visão do TJGO: ser referência no cenário nacional como padrão de excelência nos serviços prestados à sociedade para realização da justiça.

2 ORGANIZAÇÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GÓIAS, Av. Assis Chateaubriand Nº 195 Setor Oeste CEP: 74130-012 Fone:(62) 3216-2000, Horário de Funcionamento: 08:00hs às 18:00hs, órgão governamental, instalado em 1º de maio de 1874, composto de aproximadamente 127 comarcas, atualmente presidida pelo Desembargador LEUBINO VALENTE CHAVES, com aproximadamente 6.000 funcionários, atuando diretamente na prestação de serviços a comunidade no âmbito Jurídico. Contatos da equipe na organização: Servidor MARLI DOURADO – Escrevente Judiciário e ELENA DE ALENCAR – Escrivã nomeada.

2.1 MISSÃO

“Realizar justiça, assegurando à sociedade um serviço acessível, ágil, eficaz e efetivo que resguarde a todos o direito, a dignidade e a cidadania.”

2.2 VISÃO

“Ser referência no cenário nacional como padrão de excelência nos serviços prestados à sociedade para realização da justiça.”

3 MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

Mudanças Organizacionais são tidas como um processo natural dentro das organizações, sendo realizadas ao longo de sua existência modificações em seu direcionamento ou plano estratégico com alteração em sua missão e visão, gerando com isso a quebra dos paradigmas na busca por eficiência e eficácia, para que suas respostas aconteçam na mesma velocidade com que o ambiente se desenvolve, assumindo riscos e administrando conflitos, definindo a direção da mudança, conhecendo o presente no ambiente em que ela esta inserida, para com isso projetar o futuro da organização.

Toda mudança traz incertezas, mas também oportunidades, toda empresa ou organização sempre que necessário devem estar preparadas para sofrerem constantes mudanças, sendo estas respostas as necessidades humanas e tecnológicas. Apesar de ser algo freqüente, sabemos que mudar e difícil por isso a necessidade de que as empresas criem uma estrutura que se adaptem melhor a sua própria realidade, sendo indispensável que tenham estabilidade alta, para que possam implementar mudanças.

Devendo conhecer as razões da mudança, gerenciar o processo e realizar um diagnóstico dentro da própria organização e no ambiente em que ela esta inserida, fazendo um mapeamento da situação atual, identificando os problemas e suas causas, bem como, analisar as mudanças ocorridas no mercado ou sociedade, para que desta forma possa preparar-se para mudar sempre que necessário.

4 IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DE CONSULTORIA

Gestor é o maior responsável pelo rendimento da equipe, sendo em tese, o conhecido como o antigo “ administrador”, com novas responsabilidades que vieram complementar suas funções ou habilidades, que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo, cabendo a ele definir o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados. Devendo este utilizar corretamente seus recursos para que as metas e propósitos da empresa sejam alcançados honrando os princípios e valores da organização.

Os papeis do administrador, adaptado de Mintzberg (1993) por Chiavenato (1999), são dez, qual seja; Representação - quando o gestor assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais; Liderança - dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados; Ligação - Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefones e reuniões. Todos os três interligados ao papel interpessoal do gestor. Tratando do papel o informacional, temos outros três papeis desempenhados pelo administrador, sendo o de Monitoração – manda e recebe informações, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais; Disseminação – envia informações para os membros de outras organizações (memorandos e relatórios), telefonemas e contatos; Porta-voz – transmite informações para pessoas de fora através de conversas, relatórios e memorandos. Concluiremos agora com os quatro últimos papeis do administrador, todos descendentes do papel decisorial, como Empreender – inicia projetos, identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com