TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Tese: Terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  Tese  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É TERCEIRIZAÇÃO?

Contratação, feita por uma empresa, de serviços secundários relativamente à atividade principal da empresa.•.

Terceirizar significa contratar serviços de terceiros, que não tenha vínculo de emprego com o empregador.

Segundo Manus (2009), o que motiva a utilização da terceirização é “[...] diminuir o custo da mão-de-obra, o que lhe permite ampliar seu lucro, ou, no mínimo, manter-se no mercado de forma competitiva, garantindo preço razoável a seu produto”.

Sendo assim, é aplicada por várias empresas que buscam reduzir custos com mão-de-obra, ou que precisam de determinado serviço especializado ou habilidades que não possuem dentro de suas organizações. A contratação de trabalhadores por empresas terceirizadas para desempenhar tarefas especializadas, só faz crescer.

ATIVIDADES QUE PODEM SER TERCEIRIZADAS

A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas de uma empresa desde que esse serviço não seja seu produto final. Finalidade pela qual foi criada. Algumas das atividades são:

Serviços de alimentação, serviços de conservação patrimonial e de limpeza, serviço de segurança, serviços de manutenção geral predial e especializada, engenharias, arquitetura, manutenção de máquinas e equipamentos, serviços de oficina mecânica para veículos, frota de veículos, transporte de funcionários, serviços de mensageiros, distribuição interna de correspondência, serviços jurídicos, serviços de assistência médica, serviços de telefonistas, serviços de recepção, serviços de digitação, serviços de processamento de dados, distribuição de produtos, serviços de movimentação interna de materiais, administração de recursos humanos, administração de relações trabalhistas e sindicais, serviços de secretaria e em serviços especializados ligados a atividade-meio do tomador de serviços, dentre outros.

ATIVIDADES QUE NÃO PODEM SER TERCEIRIZADAS

É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, produto final pela qual a organização foi criada. Desde que o serviço prestado não seja a atividade final da empresa, as terceirizadas são legalmente autorizadas para a atividade. Denominadas como atividade-meio.

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

A terceirização apresenta vantagens para a empresa, algumas delas são:

• Otimizar o processo produtivo, acelerando a produção, eliminando estoques e reduzindo custos. As empresas buscam melhorar a qualidade de seus serviços e produtos concentrando-se em suas atividades, com o objetivo de ganhar maior competitividade nos respectivos setores econômicos;

• Focalização dos negócios da empresa na sua área de atuação;

• Diminuição dos desperdícios, redução das atividades, aumento da qualidade, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço, maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional;

• Maior agilidade nas decisões, menor custo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com