TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Setor

Artigo: Terceiro Setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2

As origens do Terceiro Setor começam com a participação da Igreja Católica com a instalação das Irmandades da Misericórdia. Até os anos 70 não havia no cenário mundial uma perfeita compreensão do que seria esse fenômeno social. A partir dos anos 80 é que começou a denominar esse setor como Organizações não governamentais.

Por muito tempo as atividades vinculadas ao Terceiro Setor estiveram associadas a caridade e a filantropia. Com o passar do tempo, as entidades provaram que trata-se de um setor muito importante para a atual sociedade em que vivemos. Deixaram de serem expectadores dos eventos sociais para serem transformadoras da realidade das comunidades em que se inserem. A importância e a atualidade do tema é confirmado pela influência que esse setor tem em diversas parcerias com vários segmentos da economia. Hoje percebemos que o conceito de Terceiro Setor é bem mais abrangente incluindo o amplo leque das instituições filantrópicas dedicadas à prestação de serviços nas áreas de saúde, educação, bem-estar social, como também as que são voltadas para a defesa dos direitos de grupos específicos como mulheres, negros, ou de proteção ao meio ambiente, promoção do esporte, cultura e lazer.

O presente artigo tem como objetivo qualificar e exemplificar a discussão do processo de crescimento do Terceiro Setor no cenário brasileiro. Sendo que o assunto é palco de grandes discussões acadêmicas e sociais no Brasil e no mundo, visto que o Terceiro Setor tem um importante papel nas tarefas que primeiramente eram para serem feitas pelo governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com