TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Setor

Trabalho Universitário: Terceiro Setor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 9

Terceiro setor

Sabemos que as organizações existem para alcançar algum propósito, e que alguém precisa definir esses propósitos e os meios para a sua realização. A administração é esse alguém. Através de estudos feitos por Henri Fayol, chegou-se a um método de classificação das funções básicas da administração. Esse método também é chamado de processo administrativo e é composto por quatro funções básicas: planejamento, organização, direção e controle. Como em toda a empresa, uma instituição do Terceiro Setor também necessita dos princípios da administração para a sua sobrevivência. O gerenciamento social baseia-se na identificação e priorização dos problemas, análise de dados disponíveis através de pesquisas sociais, análise dos indicadores sociais, definição dos objetivos e metas, escolha dos alvos estratégicos, definição da estratégia, identificação das ações, implementação e avaliação. Tais etapas constituem o que se denomina “ciclo de gerenciamento”. A tarefa do administrador é criar um ambiente propício à conquista dos objetivos da organização, utilizando-se de técnicas administrativas. Para finalizar, vale destacar que o ciclo gerencial é variável, como salienta Neto e Froes, dizendo que cada nível do governo, empresa, entidade ou organização não-governamental possui seu próprio ciclo de gerenciamento social. Cada um define o seu escopo de atuação, sendo maior no nível de governo, e menor no caso de empresa, entidades e ONG’s”.

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-administracao-no-terceiro-setor/10065/

As organizações do terceiro setor fazem inúmeras e significativas contribuições para a sociedade, tanti em âmbito regional quanto internacional. Elas prestam serviços inestimáveis a pessoas e grupos em áreas como educação, saúde, serviço social dentre outros.

Os papeis especiais desempenhados pela organização do terceiro setor na vida publica são reconhecidos e avaliados de varias maneiras. Milhoes de pessoas e milhares de fundações, empresa e outros grupos contribuem com bilhões de dólares anualmente para apoiar tais organizações, e os contribuintes apoiam esses grupos por meio da isenção que as organizações têm do pagamento de impostos federais e estaduais.

Livro: Lideranca para o terceiro setor

1. Introdução

As organizações sociais no Brasil classificam-se em três setores: o primeiro, representado pelo Estado, o segundo, pela Iniciativa Privada e o terceiro pelas ONGs – Organizações não governamentais, Fundações e ou Entidades Sem Fins Lucrativos - ESFL ou ainda, de acordo com uma classificação mais recente que de acordo com a Lei no 9.790, de 23 de março de 1999, que passou a qualificar essas entidades como OSCIP – Organizações da Sociedade Civil Com Interesse Público Szazi (2004). O Terceiro Setor, objeto desse estudo, surgiu como uma alternativa à carência do Estado em atender a crescente demanda por serviços sociais, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, pois esse, responsável pelo bem-estar social, tão logo a guerra terminou, se encontrava em grandes dificuldades em muitos países. Naqueles chamados de Terceiro Mundo, independentemente da guerra, esse novo conceito de organização ganhou força em função da precariedade do Estado que não conseguia atender muitas necessidades da população de forma desejável. A atuação do Terceiro Setor ocorre principalmente em áreas em que o Estado e a iniciativa privada têm demonstrado pouco interesse ou competência para resolver seus problemas, sendo as principais: educação, saúde, cultura, preservação do meio ambiente, entre outros. Tal atuação vem crescendo nos últimos anos em função de fatores diversos, como: falta de interesse político do governo para com alguns segmentos sociais, falência do Estado, cobrança de uma parcela da população por uma maior responsabilidade social em cima do Segundo Setor e uma conscientização do primeiro e segundo setores de que é necessário apoiar os projetos do Terceiro Setor em seus projetos, pois, se bem executados, podem acarretam em benefícios para todos. Isso tem levado as organizações do Terceiro Setor a buscar profissionais melhores qualificados bem como, práticas mais efetivas de atuação em sua gestão, visando a credibilidade que a mesma necessita para ter sua existência e continuidade garantida no médio e longo prazo. No que tange a parte administrativa, existem muitas semelhanças entre as organizações dos três setores. Todas dependem de administradores competentes que saibam planejar, estabelecer objetivos, controlar os recursos, promover o trabalho em equipe, que estejam

3

abertos a críticas e dispostos a trabalhar sob pressão, principalmente por uma busca cada vez maior de resultados de curto prazo e com limitações de recursos cada vez maiores. No Terceiro Setor, a administração tem algumas características peculiares, como o fato de que grande parte das pessoas que trabalham nessas organizações não possuem um compromisso formal com a organização – tratam-se de voluntários. Dessa forma, o comprometimento de funcionários que “doam” horas de trabalho sem remuneração, em muitos casos não é o mesmo. Em muitas situações, a organização tem que se ajustar à disponibilidade dos voluntários para alguma atividade e não eles às necessidades da organização como deveria ser. Além dos problemas de ordem administrativa, mudanças no âmbito internacional ocorreram depois do trágico atentado de onze de setembro de 2001 nos EUA. As características peculiares às organizações do Terceiro Setor, associadas a uma nova política internacional de controle aos recursos e atividades com elas envolvidos, passaram a exigir modelos de gestão com controles mais rígidos, bem como, uma maior transparência. Porém, os administradores dessas organizações encontram dificuldades durante sua gestão, em especial, em áreas como, planejamento, captação e aplicação de recursos, elaboração e análise de projetos e principalmente no que tange avaliação de desempenho de seus projetos.

1.3 Problema de pesquisa

Concomitante ao grande interesse pelo estudo da gestão de projetos, o crescimento do Terceiro Setor demanda esse tipo de conhecimento para que consiga ter em mãos, para seus processos de gestão, as melhores ferramentas. Sendo assim, o problema a ser investigado teve seu eixo no ajuste e aplicabilidade de uma metodologia de gestão de projetos ao Terceiro Setor, sistematizado nas seguintes questões:

• O Terceiro Setor pratica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com