TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thomas Hobbes

Exames: Thomas Hobbes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Thomas Hobbes

Nasceu na Inglaterra (1588-1679) no dia 5 de abril de 1588. Foi teórico político, filósofo e matemático inglês. Sua obra mais conhecida é “Leviatã”, cuja idéia central era a defesa do absolutismo e a elaboração da tese do contrato social.

Hobbes na burguesia: Foi tirar da cabeça como seria a sociedade sem Estado, mas logo viu que seria uma “sona, guerra’’. Hobbes foi achar que a essência do indivíduo é aquilo que ele ta vendo no momento: “O homem não é naturalmente egoísta, ele é socialmente egoísta.”

Conceito de Hobbes: Estado de natureza – Guerra de todos contra todos que só seria evitada através do contrato social, onde se criou o Estado.

Thomas Hobbes era defensor da Monarquia. Pensava que nada melhor do que “todas as pessoas” estivessem no comando de uma única pessoa grandiosa, de valor, religioso (a), intelectual, etc. Quanto mais gente tiver no Estado, maior a possibilidade de ter pessoas hipócritas. Contudo, Hobbes era um dos principais autores da teoria política.

Todavia, Hobbes e diferentes filósofos como Locke e Rousseau, têm idêntico propósito investigar a origem do Estado. Não propriamente a origem no tempo, mas o “princípio’’, a “razão de ser” do Estado. Todos partem do homem em estado de natureza.

Thomas Hobbes morreu no dia 4 de dezembro de 1679, com 91 anos, depois de ter escrito, já na velhice, a tradução da “llíada’’ e da “Odisseia’’ para a língua inglesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com