TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thomas Malthus

Seminário: Thomas Malthus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Thomas Malthus

Fonte: infopedia.pt

1.0 Histórico

Thomas Malthus nasceu na Inglaterra, em fevereiro de 1766. Educado pelo pai, conquistou o grau de mestre em 1791 pela Universidade de Cambridge. Em 1805 tornou-se professor de história e política econômica na faculdade da Companhia das Índias Orientais em Haileybury, onde permaneceu até a sua morte em 23 de dezembro de 1834 aos 68 anos.

Economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais percebeu que o crescimento populacional entre os anos 1650 e 1850 dobrou a produção alimentícia devido as:

• Melhores condições de lazer,

• Aperfeiçoamento ao combate as doenças,

• Melhoramentos feitos nos saneamentos básicos e o

• Benefício da revolução industrial.

Com essas melhorias, fizeram que a taxa de mortalidade diminuísse e a taxa de natalidade aumentasse.

O Economista inglês elaborou uma teoria que afirmava que a população iria crescer tanto que seria impossível produzir alimentos suficientes para alimentar o grande número de pessoas no planeta.

1.1 Principais pontos da teoria de Malthus

Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, (2, 4, 6, 8, 10...) e possuiria certo limite de produção, por depender da própria extensão territorial dos continentes.

A população cresceria, portanto, em progressão geométrica (2, 4, 8, 16,32...) e constituiria um fator variável, que cresceria sem parar de forma alarmante.

Tal crescimento teria como consequência a fome, ou seja, a falta de alimentos para abastecer as necessidades de consumo do planeta, e as mortes, doenças, guerras civis, disputas por territórios, dentre outras.

Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias para assim evitar o crescimento desordenado de pessoas, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.

Para evitar esse flagelo, Malthus, que além de economista era pastor da Igreja Anglicana, na época contrária aos métodos anticoncepcionais, propunha que as pessoas só tivessem filhos se possuíssem terras cultiváveis para poder alimentá-los.

Teoria de Malthus

Fonte: geomundo.com.br

A solução para Malthus seria:

• Retardar o casamento;

• A prática da castidade antes do casamento;

• Ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar.

Malthus era um pessimista e afirmava que o homem não poderia fugir da pobreza. Alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até imoral mas alguns economistas de renome apoiavam suas teorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com