TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Thomas Malthus

Trabalho Universitário: Biografia De Thomas Malthus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

BIOGRAFIA

Economista, demógrafo (estuda a dinâmica populacional) e religioso Thomas Robert Malthus, Britânico nasceu entre 14 e 17 de fevereiro de 1766, em Rookery, Surrey, Inglaterra, era o penúltimo dos sete filhos de Daniel e Henrietta Malthus, seu pai era pertencia à média aristocracia inglesa (proprietários de terras e de escravos) e também era amigo de grandes influencias, tais como: David Hume (grande filósofo da época) e Jean-Jacques Rousseau (outro grande filósofo da época). Provavelmente, sobre a influencia das teorias pedagógicas ele fez com que seus filhos não freqüentassem a escola sem antes ter idade para ingressar em uma faculdade, então Thomas e seu irmão estudaram em casa com a orientação de seu pai e por preceptores particulares (Pessoa incumbida de acompanhar e orientar a educação de uma criança ou de um adolescente) escolhidos sob influencia de seus amigos.

Até que em 1784, quando completou seus 18 anos, ingressou no Jesus College, de Cambridge, onde se formou quatro anos mais tarde. Ordenou-se sacerdote da Igreja Anglicana (carólica protestante da inglaterra) em 1797.

Em 1798, Malthus publicou anonimamente seu Essay on Population (Ensaio sobre a população), no qual afirma que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.

A qual, dizia que a população tinha um potencial de crescimento ilimitado enquanto a natureza tem recursos limitados para alimentar a população que crescia. A partir disso, acreditava-se que a população iria conviver com a fome, doenças e epidemias, e, conseqüentemente com a desestruturação da vida social.

Malthus era um pessimista que considerava a pobreza como um destino ao qual o homem não pode fugir. Sua obra foi ao mesmo tempo criticada e aplaudida. Enquanto alguns setores da sociedade o acusavam de ser cruel, indiferente e até mesmo imoral, economistas de renome apoiavam suas teorias. Na segunda edição da obra, de 1803, Malthus modificou algumas teses mais radicais da primeira edição. Com o tempo, o "malthusianismo" foi incorporado à teoria econômica, atuando como freio de teses mais otimistas. Na segunda metade do século XX, os problemas demográficos mundiais revitalizaram as concepções de Malthus, embora a agricultura intensiva tenha permitido aumentos de produção muito maiores do que os previstos por ele.

A partir de 1805 Malthus tornou-se professor de história e economia política em Haileybury no Canadá. Eleito membro da Royal Society (academia de ciências francesa) em 1819, nos anos seguintes recebeu grande número de homenagens e honras acadêmicas. Malthus morreu em Saint Catherine, Somerset (Inglaterra), em 23 de dezembro de 1834.

...

Baixar como  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »