TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Energia

Dissertações: Tipos De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia e é vital para a sobrevivência humana. Energia na Física está associado à capacidade de qualquer corpo produzir trabalho, ação ou movimento. A energia não pode ser criada, mas apenas transformada. As energias são hidrelétrica, eólica, nuclear, solar, química, térmica e hidromecânica.

Tem como objetivo reconhecer que há uma diversidade de fontes de energia, compreender como cada uma funciona e conhecer as vantagens e desvantagens.

Tipos de Energia

A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias. Pode-se classificas os tipos de energia como: hidrelétrica, eólica, nuclear, solar, química, térmica e hidromecânica.

1. Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é aquela gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. Sua obtenção é dada da seguinte forma:

• Primeiro é necessário a construção de enormes barragens que são criadas sob o leito de um rio com a finalidade de represar a água;

• Á água que corria livremente pelo leito do rio agora começa a ficar contida pela barragem e inicia a formação de um grande reservatório;

• Enormes turbinas são instaladas nas barragens com certo desnível, permitindo que a água que passa pela barragem caia com enorme força sobre as turbinas que são movimentas transformando a energia potencial em energia mecânica;

• A energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica;

• A última parte do processo é a transmissão da energia que ocorre por meio das redes de transmissão de alta tensão. Quando chega ao seu destino a energia é transformada em baixa tensão para as residências e comércios e em média tensão para as indústrias.

A grande maioria da energia gerada e consumida no Brasil é hidrelétrica, isto ocorre pelo enorme potencial hidrelétrico do país devido a abundância de rios e os longos percursos desses permitiram a construção de inúmeras usinas hidrelétricas. A grande vantagem da energia hidrelétrica é que ela limpa, ou seja, não é poluente o que contribui para o equilíbrio ambiental.

2. Energia Eólica

Esta energia é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aero-geradores que são ligados a turbinas para a geração da energia elétrica. A energia eólica também é limpa e renovável o que a torna muito útil para os dias atuais. Para a sua produção é necessária a instalação dos aero-geradores em locais com ventos fortes e constantes.

Esse tipo de energia tem diversas vantagens, pois é considerada uma energia limpa, renovável, de baixo custo operacional e de implantação.

Os melhores locais para obter esse tipo de energia ficam localizadas nas regiões litorâneas, devido à força e regularidade dos ventos.

3. Energia Nuclear

A energia nuclear se produz devido uma reação denominada fissão, que é a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio, plutônio, etc.) em dois ou mais fragmentos, determinada por um bombardeamento de nêutrons, liberando uma enorme quantidade de energia e vários nêutrons. É a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os outros, ocasionando o rompimento dos núcleos e gerando grandes quantidades de energia.

Apesar de a usina nuclear ser uma das opções para a produção de energia, ela pode causas sérios problemas, pois a extração dos núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provoca o câncer, além de causar danos ao meio ambiente.

4. Energia Solar

Pode-se considerar que o sol é um grande produtor de calor, devido a radiação eletromagnética que ele libera. Ele é responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a energia térmica e a fotovoltaica.

A energia térmica é produzida a partir de coletores solares que ao capturar a energia do sol transfere à água, utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica. A energia fotovoltaica possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, compostos por um material capaz de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir energia elétrica. Essa energia pode ser armazenada em baterias para usar quando não houver sol.

A maior vantagem da energia solar, é que se caracteriza por ser uma energia que não causa a poluição, e não utiliza turbina nem geradores, o que a torna com um custo mais em conta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com