TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Energia

Ensaios: Tipos De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/2/2015  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

Energia Térmica

Que são muito utilizados para aquecimento, cozinhar alimentos e gerar eletricidade.

Uma importante fonte de energia térmica é o Álcool, que possui inúmeras aplicações nas nossas atividades cotidianas, e teve um papel fundamental na década de 80, movendo mais de 85% dos automóveis brasileiros. Existem várias outras fontes de energia térmica menos conhecidas como:

• O bagaço da cana de açúcar;

• Casca de cereais;

• Cavacos (lascas de madeira), serragem e maravalhas de madeira.

Essas fontes já são bem menos utilizadas que as outras fontes, mas têm sua aplicação voltada principalmente para aquecimento e geração de eletricidade.

Dentre as muitas fontes de energia térmica disponíveis, não poderíamos deixar de falar da Energia Solar, que é importantíssima para gerar calor e eletricidade, e que a cada dia vem sendo mais utilizada, por ser uma fonte de energia renovável, que não polui o meio ambiente e que também é uma fonte gratuita de energia.

Devemos também lembrar da fonte de energia térmica que vem das resistências elétricas e das bobinas de indução, muito comuns no nosso dia a dia através dos chuveiros e fornos elétricos, que a maioria de nós podemos ter em nossas casas.

Energia Elétrica

A energia elétrica é nos dias de hoje a mais encontrada em todos os lugares, seja nas casas, no comércio, na indústria, nas escolas e nas ruas, ela é a que mais faz parte de nossa vida e com certeza a que tem a maior importância.

Dentre as várias fontes de energia elétrica podemos citar como as mais conhecidas:

• Os raios, que são fenômenos naturais caracterizados como descargas atmosféricas, que ocorrem entre as nuvens e a terra quando elas estão carregadas com cargas elétricas de potencial diferente.

• A eletricidade gerada nas Usinas Térmicas, que utilizam vários tipos de combustíveis para produzir calor e aquecer a água para gerar vapor e fazer com que o mesmo movimente as pás das turbinas, que funcionarão os geradores de eletricidade. Devemos dar ênfase às fontes térmicas de energia provindas de Biomassas como a cana-de-açúcar, que representam fontes renováveis e de baixo impacto ambiental.

• A eletricidade gerada nas usinas nucleares, que são também usinas térmicas, porém utilizando material radioativo como o urânio enriquecido para gerar eletricidade, devendo desta forma ter um destaque à parte por se tratar de uma fonte de energia térmica muito perigosa para os seres vivos.

• A eletricidade gerada nas usinas hidroelétricas, que utiliza a força das águas dos rios para girar as pás das turbinas, que funcionarão os geradores de eletricidade. A eletricidade das usinas hidroelétricas é a fonte de energia mais utilizada no Brasil, e o fato de termos um potencial de geração hidráulica enorme em nosso País, sendo que hoje ela representa aproximadamente 90% de toda a energia elétrica gerada no Brasil, e também é uma fonte de energia renovável e com poucas agressões ao meio ambiente.

• A eletricidade gerada pelo Sol através da conversão dos raios solares em energia elétrica, pela tecnologia das células fotovoltaicas, que através de um processo químico gera eletricidade de uma das fontes de energia mais limpas que nós temos.

• A energia elétrica gerada através da energia solar ainda é muito pouco utilizada, devido a seus custos de construção serem muito altos, restringindo-se a lugares distantes aonde a energia elétrica de fontes convencionais ainda não chegou, principalmente para alimentarem aparelhos de telecomunicações.

A eletricidade gerada através da energia da força dos ventos que faz girar as hélices dos geradores eólicos, que ainda é muito pouco utilizada no Brasil, mas muito utilizada em vários países do mundo, principalmente nas regiões à beira mar, onde os ventos são mais constantes e fortes.

Nos últimos anos a geração de eletricidade em usinas eólicas vem aumentando muito no Brasil, principalmente por ser uma fonte bastante abundante, principalmente no nordeste do País, e com mínimas agressões ao meio ambiente.

• A eletricidade gerada através da energia das marés, que nos movimentos de maré alta e baixa criam condições de geração de eletricidade. No Brasil ainda não temos uma usina utilizando as forças das marés, porém ela já é utilizada por alguns países em pequena escala.

• A eletricidade gerada pela queima do gás metano resultante da fermentação dos materiais orgânicos existentes no lixo, que deve ser visto como uma boa alternativa de redução dos aterros sanitários das cidades e ao mesmo tempo fornecer eletricidade para ela.

A energia química também é de suma importância para o nosso conforto e faz parte do nosso dia-a-dia, estando presente em muitos dos aparelhos e das máquinas que utilizamos.

As Pilhas são uma fonte de energia química de grande importância pois encontram-se em vários aparelhos indispensáveis ao nosso dia-a-dia, como nos controles remotos, nos rádios portáteis, nas calculadoras entre muitos outros.

Devemos dar destaque especial para a energia química das Baterias Automotivas, que são fundamentais para o funcionamento dos automóveis, embarcações e entre muitas outras utilidades como sistemas de telecomunicações e sinalizações.

Os combustíveis líquidos e gasosos como a gasolina, o óleo diesel, o álcool, o gás de cozinha, os gases naturais e muitos outros que também se constituem em fontes potenciais de energia química, muito utilizadas nas residências, comércios e indústrias.

Temos também a energia proveniente da reação química do hidrogênio com o oxigênio, em altas temperaturas, conhecidas como Células Combustíveis, que se constitui em uma das mais recentes tecnologias de geração de eletricidade, e que já vem sendo utilizada comercialmente em alguns Países mais desenvolvidos e em vários outros como o Brasil, nas Universidades e Centros de Pesquisa.

Energia Solar

Extremamente importante para os seres vivos, ela pode ser utilizada através da síntese que realiza nos vegetais, tanto como alimentos, como matéria prima para produtos com capacidade energética como o álcool da cana-de-açúcar, da beterraba, da mandioca, entre muitas outras. Pode também ser utilizada pela transformação direta em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com