TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Leite

Trabalho Universitário: Tipos De Leite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

TIPOS DE LEITE

Há muita confusão atualmente sobre os tipos de leite. Na verdade, o leite é só um: o que sai do úbere da vaca. Todos os leites são iguais.

O QUE OS DIFERENCIA? AS EXIGÊNCIAS NA ORDENHA: HIGIENE E CONSTRUÇÃO DO ESTÁBULO. ELAS SÃO DADAS PELO SIF. O PRODUTOR É CLASSIFICADO DE ACORDO COM ISSO. CADA ESTABELECIMENTO PRODUZ UM DOS TIPOS DE LEITE

COMO ELE É PRODUZIDO: são os 3 tipos de leite: A, B e C. Essa classificação é dada pelo Ministério da Agricultura (Instr. Norm. 51 de 2002). Trata-se, na verdade de uma classificação dos produtores de leite e se aplica principalmente na qualidade do leite cru. De acordo com as instalações de ordenha e higiene ordenha e armazenamento do leite cru, os produtores são classificados.

• Tipo A: possuem sala de ordenha própria, de alvenaria e revestida (azulejos); a ordenha é mecânica, o leite resfriado imediatamente após a obtenção. Esse produtor pasteuriza e envasa o leite na própria granja. O leite está no comércio 12 h após a ordenha. Cada marca de leite é de uma única granja

• Tipo B: também possuem sala de ordenha própria, azulejada, a ordenha é mecânica, o leite resfriado imediatamente após a obtenção. O leite é recolhido por caminhão-tanque, levado refrigerado até uma usina. Lá é reunido com leites de outros produtores (B, também), pasteurizado e envasado. O leite está no comércio 24 h após a ordenha.

• Tipo C: não há necessidade de instalações especiais para ordenha, que pode ser manual. Não é obrigatória a refrigeração imediatamente após a ordenha. O leite pode ser armazenado em latões. É levado à usina e pasteurizado.

Diferenças: a diferença é só na qualidade microbiológica, isto é na higiene do leite. Atualmente a legislação permite que todos os leites sejam comercializados nas versões integral (gordura original), padronizado (3% de gordura), semi-desnatado (1,5%) e desnatado (light, 0,5% máx.).

Uma diferença importante é que os tipos A e B, são somente pasteurizados e comercializados. O leite Tipo C é o que será também industrializado. Isso significa que TODOS os derivados do leite: queijo, iogurte, LEITE LONGA VIDA e outros, são obtidos de leite cru do Tipo C.

Tipo C é leite ruim?

Não. Há produtores de leite C que usam ordenha mecânica, refrigeram o leite cru e produzem um leite de boa qualidade. Outros não usam nada disso, e seu leite é de má qualidade. O problema é que o consumidor, e mesmo o especialista, não pode diferenciar isso visualmente. Ao contrário dos Tipos A e B, não há padronização da qualidade. O leite pode ser muito bom ou muito ruim, mas só através de testes de laboratórios sua qualidade pode ser conhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com