TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de programas e sua aplicação

Projeto de pesquisa: Tipos de programas e sua aplicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

Indice

Introdução

Tipos de Engrenagens e suas Aplicações 2

Cilíndricas Retas 2

Cilíndricas Helicoidais 3

Cônicas 3

Parafuso ou Rosca sem fim 4

Pinhão-Cremalheira 4

Período e Frequência das Engrenagens

Período 5

Frequência 5

Sequência sistema transmissivo automotivo 6

Motor 7

Volante do Motor 8

Embreagem 8

Transmissão 9

Eixo de Transmissão 9

Junta “U” 10

Diferencial 11

Introdução

• Tipos de Engrenagens e suas Aplicações

Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Sua superfície, normalmente circular é ligada à um eixo, a qual tem a função de transmitir um movimento que vem do eixo rotativo à uma nova engrenagem.

As engrenagens, possuem dentes, que atuam pelo menos aos pares, sendo que os de uma se encaixa nos dentes de outra engrenagem. As engrenagens, quando circulares, formam uma razão de velocidade ao rodarem. Quando uma delas tem o diâmetro maior do que a outra, sendo esse não infinito, a que tem o maior girará mais devagar. Há 5 tipos distintos de engrenagens que atuam para cada necessidade: Cilíndricas Retas, Cilíndricas Helicoidais, Cônicas, Parafuso sem fim e Pinhão-Cremalheira.

 Cilíndricas Retas

Os dentes são dispostos paralelamente entre si em relação ao eixo. É o tipo mais comum de engrenagem e o de mais baixo custo. É usada em transmissão que requer mudança de posição das engrenagem em serviço, pois é fácil de engatar.

Imagem Engrenagem Cilindrica Reta

 Cilíndricas Helicoidais

Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem. Quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente e gradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente acoplados.

Imagem Engrenagem Cilindrica Helicoidal

 Cônicas

É empregada quando as árvores se cruzam; o ângulo de interseção e geralmente 90°, podendo ser menor ou maior. Os dentes das rodas cônicas tem um formato também cônico, o que dificulta a sua fabricação, diminui a precisão e requer uma montagem precisa para o funcionamento adequado. A engrenagem cônica e usada para mudar a rotação e a direção da força, em baixas velocidades.

Imagem Engrenagens Cônicas

 Parafuso ou Rosca sem fim

As roscas são conhecidas pelo seu tamanho (diâmetro da rosca), pelo número de filetes em cada milímetro ou polegada, e pela grossura do filete (rosca fina ou grossa). Permitem, também, movimento de peças. O parafuso que movimenta a mandíbula móvel da morsa é um exemplo de movimento de peças. Os filetes das roscas apresentam vários perfis. Esses perfis, sempre uniformes, dão nome as roscas e condicionam sua aplicação.

Imagem Parafuso ou Rosca sem fim

 Pinhão-Cremalheira

Cremalheiras são componentes mecânicos compostos por uma barra dentada sobre a qual trabalha uma engrenagem transformando movimento retilíneo em circular. As cremalheiras possuem vários empregos, sendo os mais comuns na abertura de portões e comportas, esteiras transportadoras e linhas férreas.O sistema de pinhão e cremalheira é um mecanismo simples em que ambas funcionam em conjunto para guiar um veículo através de movimentos circulares e laterais. Conforme o pinhão realiza movimentos circulares encaixando-se com a cremalheira, esta é movimentada de um lado para o outro.

Imagem Cremalheira (esquerda) e Pinhão-e Cremalheira (direita)

• Período e Frequência das Engrenagens

 Período

Tratando-se de um movimento circular, definimos Período como sendo o tempo gasto para que o móvel efetue uma volta completa na circunferência. Este período do movimento, podemos representar por “T”, e o espação percorrido durante um período é o comprimento da circunferência (2πr).

Em um movimento circular uniforme, a aceleração tangencial é nula e o modulo da velocidade, velocidade linear, é dada por:

V=2πr.T

 Frequência

Frequência, definimos como sendo o número de vezes em que um fenômeno periódico se repete na unidade de tempo, esta frequência, podemos representar por “f”. Para o MCU, a frequência corresponde ao número de voltas que o móvel realiza por unidade de tempo.

Partindo das definições de Período e Frequência acima, podemos estabelecer a relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com