TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Todynho

Trabalho Escolar: Todynho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  4.206 Palavras (17 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 17

PORTIFOLIO INDIVIDUAL

TODDYNHO

O presente artigo trata da importância do programa de treinamento e desenvolvimento (T&D), e tem como objetivo principal proporcionar o aprendizado e a conquista da qualidade dentro da organização. Consiste de várias atividades integradas, que inicia no planejamento de RH, como visto no modulo I e posteriormente no modulo II com a dinamica das relações interpessoais e sua variaveis. Ao logo deste III modulo foi mostrado que se fazer um levantamento de necessidade de treinamento, deve-se levar em consideração o conhecimento adquirido nos modulos anteriores, acrescitos com os deste modulo, como descrição e análise de cargos,salarios e remuneração, recrutamento, seleção, avaliação do desempenho e gestão de carreira, e por fim o treinamento e desenvolvimento (T&D). Por isso a importância da área de T&D para organização, este trabalho buscou identificar através da metodologia de pesquisa de campo e revisão bibliográfica, as etapas existentes em um processo de levantamento de necessidades de treinamento.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo vem aborda a importância da área de treinamento e desenvolvimento na Bravo Caminhões. O recursos humanos consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento (T&D), relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar etc. Nesse processo, cada gestor seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor desempenha as quatro funções administrativas que constituem o modo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe.

Toda empresa é parte integrante do seu ambiente, enquanto os níveis mais baixos da empresa (nível operacional) estão relacionados com os seus aspectos internos, a tarefa dos níveis mais elevados (nível estratégico) é estudar e mapear as oportunidades e ameaças que o ambiente impõe à empresa é tarefa da área de RH e sua equipe de T&D.

Sendo assim, a área de recursos humanos precisa ter seu planejamento e suas políticas bem definidas e claras, para que a área de treinamento e desenvolvimento da organização possa atuar, de forma eficaz e eficiente. Porque seu trabalho se inicia logo apos, o processo de recrutamento e seleção até o momento de desligamento do indivíduo da empresa.

A partir de uma boa administração, descrição e analise de cargos, salários e remuneração, do tipo e da qualidade da avaliação de desempenho realizada e os princípios éticos estabelecidos pela organização dependeram o sucesso da área de T&D.

"Determinar quais são as necessidades de formação pressupõe algo mais do que o executivo de treinamento se sentar atrás da sua mesa, pondo-se a pensar e escrever" (Willian Mc Gebee e Paul W. Thayer, apud, "Boog 2006 p.21)"

2 VISÃO GERAL SOBRE A GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de pessoas e os processos e variáveis para uso do treinamento e desenvolvimento segundo os teóricos, quando as organizações são bem sucedidas, elas tendem a crescer, ou no mínimo, a sobreviver. Com a globalização e o desenvolvimento tecnológico, torna-se visível que a sobrevivência das organizações depende das habilidades e competências do seu capital humano, pois são as pessoas que pensam, agem e definem dentro das empresas.

Sendo assim, as pessoas passam a significar o diferencial próprio que mantêm e promovem o sucesso organizacional; elas constituem a competência básica da organização que é a sua principal vantagem competitiva num mundo globalizado.

Então, identifica-se que as pessoas através de suas competências, atitudes e desempenho, são elementos fundamentais para a eficácia organizacional.

2.1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

As organizações por fazer parte de um ambiente globalizado, onde seu principal ativo é o capital humano precisa, antes de tudo estabelecer seu código de ética e responsabilidade social.

É muito importante para formação de Recursos Humanos o estudo da ética. A falta de ética na sociedade gera grandes obstáculos para que as relações pessoais e profissionais fluam de maneira aceitável. Através dela é que os princípios morais governam as ações e decisões de um indivíduo ou de um grupo. Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que justificam determinados sistemas de valores morais.

Nas organizações a ética assume um significado típico. É assim que Karkotli e Aragão (2004, p.30) demonstram ao informar que "a maioria dos conceitos de ética empresarial diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas das relações que ocorrem no ambiente empresarial."

Cabe, aqui, fazer uma diferenciação entre moral e ética. Desse modo, Barros (2009) afirma:

Moral é um conjunto de normas que norteiam as ações do ser humano, como costumes, conduta, valores, e que podem mudar de acordo com a região devido às influências culturais e históricas.

Moral e Ética não devem ser confundidas: Moral é normativa e Ética busca a justificativa de ações do indivíduo em diversas situações. Exemplo: colocar um bem da empresa dentro da meia é algo imoral: é roubo. O autor conhece as conseqüências, pois tem noção dos valores. Mas eticamente não se detém, pois seu "freio" moral está deturpado por novos valores que supõe, sejam os corretos, apesar de individualistas e obscenos.

Com o objetivo de agregar valores através da ética, muitas organizações procuram, hoje, criar seu código de ética, e a Bravo é uma delas. Se a empresa, como espaço social, produz e reproduzem esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas, tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam.

Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na quais essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde às pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.

Segundo Macedo, Rodrigues, Johann e Cunha (2007) as organizações não podem ser prejudicadas pelas decisões tomadas por seus empregados. Nas organizações, a ética da convicção esta presente em todos os momentos porque se exige obediência absoluta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com