TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Artigos Científicos: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  3.932 Visualizações

Topografia I

Equipamentos e Acessórios e suas aplicações.

Primeiramente, faremos uma breve introdução sobre Topografia.

De acordo com a NBR 13133 (ABNT, 1991, p. 3), Norma Brasileira para execução de levantamento Topográfico, o levantamento topográfico é definido por:

“Conjunto de métodos e processos” que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas.

A estes pontos se relacionam os pontos de detalhe visando a sua exata representação planimétrica numa escala pré-determinada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também pré-determinada e/ou pontos cotados.”

Classicamente a Topografia é dividida em Topometria e Topologia.

• A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.

• A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos. Pode ser dividida em planimetria e altimetria.

Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico. A figura 1.1 ilustra o resultado de um levantamento planialtimétrico de uma área.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com