TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia Submarina

Pesquisas Acadêmicas: Topografia Submarina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2012  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 2

Uma plataforma continental é uma plataforma submarina pouco profunda, localizada nas margens de um continente, que se inclina para o mar com um pendor suave que, em média, apresenta um ângulo de 0,1°[1]. Em direcção aos fundos oceânicos, a plataforma termina notalude continental, uma zona de acentuado pendor que marca a transição entre a crusta continentale a crusta oceânica.

A plataforma continental é relativamente larga (70 a 80 km em média, embora por vezes atingindo várias centenas de quilómetros), mas pouco profunda (de 0 a -130 ou -180 m)[2]. A área de plataforma é normalmente subdividida em plataforma continental proximal, plataforma continental média eplataforma continental distal, cada uma delas com as suas especificidades nos domínios dageomorfologia, da sedimentologia e da biologia marinha.

Bacias oceânicas são áreas extensas e profundas com relevo relativamente plano. são regiões lateralmente dispostas as dorsais mesoceânicas que apresentam relevo relativamente aplainado. Estendem-se das dorsais mesoceânicas às margens continentais e mostram profundidades médias de 4 km. Podem ser subdivididas em montes abissais, que são pequenas elevações de até 900m acima do fundo oceânico circundante. Estes montes cobrem de 80 a 85% do fundo do Oceano Pacífico e são as formas fisiográficas mais abudantes da Terra. Próximo as margens continentais, os sedimentos originados dos continentes cobrem completamente os montes abissais formando planícies abissais.

Iniciam-se a partir da base da margem continental e não incluem as grandes cordilheiras e as fossas marinhas.

Dorsal oceânica

Dorsal oceânica (também chamadadorsal submarina ou dorsal meso-oceânica ou crista média oceânica) é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas.[1]

O surgimento das placas e seu consequente afastamento são devidos às correntes convectivas demagma divergentes no manto, que dão origem a riftes. As dorsais submarinas dos oceanos estão conectadas, formando a maior cadeia de montanhas do mundo, com cerca de 65 000 km de extensão. Esta cadeia montanhosa seria vista do espaço, não fossem os oceanos. É diferente das cadeias continentais na composição formada por basaltos isentos de deformação.

Fossa oceânica ou abissais

As fossas oceânicas ou abissais são as regiões mais profundas dos oceanos. São profundas depressões que se formam abaixo do talude continental, em zonas de encontro de placas tectônicas, onde uma dessas placas mergulha sob a outra.[1]

Essas regiões são caracterizadas pela ausência total de luz e por uma pressão insuportável para a maioria dos seres vivos e temperaturas muito baixas. O homem consegue atingi-las com o auxílio de um batiscafo. Essa zona "negra" é habitada principalmente por bactérias heterotróficas ou quimiotróficas e seres necrófagos, que se alimentam de uma chuva constante de restos de seres vivos, detritos orgânicos e cadáveres que se depositam no fundo, bem como predadores. Os habitantes dos fundos marinhos incluem esponjas, anêmonas-do-mar, bem como uma variedade depeixes cegos, alguns com filamentos fluorescentes que podem atrair potenciais presas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com