TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toracotomia

Ensaios: Toracotomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 9

TORACOTOMIA

Podemos definir toracotomia como qualquer abertura na cavidade torácica, seja para observar órgãos internos, obter amostras de tecido para sua análise e para o tratamento das doenças dos pulmões, do coração ou das artérias principais. Antigamente a toracotomia era bastante utilizada em muitos desses casos, mas com o passar dos anos e com o avanço tecnológico, alguns procedimentos puderam ser feitos através das chamadas cirurgias torácicas vídeo-assistida (CTVA), o que diminuiu bastante o numero de toracotomias realizadas, pois a CVTA é menos invasiva, pois possuem a vantagem de ser menos mórbidas e ter menor taxa de internação hospitalar.

O objetivo principal é promover a remoção de conteúdo líquido, gasoso, purulento ou sanguinolento do interior da cavidade pleural, utilizando drenos, que sao tubos que servem para fazer a drenagem destes liquidos. Algumas das indicações da drenagem torácica que iremos abordar são: Pneumotórax, Hemotórax, Empiema, Derrame Pleural, Quilotórax.

PNEUMOTÓRAX

Pneumotórax consite em ser um procedimento de urgência médica, podendo ocorrer subta e espontaneamente em indivíduos saudáveis. É dividido em espontaneo, hipertensivo, secundário e traumático. O primeiro é quando não hé nenhum fator desencadeante , ou seja, como o nome já diz surge de repente , na maioria das vezes acontece de modo súbito e quando individuo esta em repouso. Por motivos desconecidos o grupo de risco são pessoas entre 20 e 30 anos , homens, pessoas altas, magras e fumantes. No caso dos fumantes, o cigarro torna-se um grande vilão do pneumotórax, pois, muitas pessoas inalam profundamente a fumaça e soltam lentamente com os lábios semi fechados o que mantem a fumaça mais tempo presa e dentro dos pulmões.

O hipertensivo ocorre quando há lesão da pleura e o ar que deveria ficar apenas no pulmão começa a expandir para a caavidade torácica. Então a pressão do ar começa a comprimir o pulmão. O mesmo funciona como um balão furado, o ar que chega pela traqueia sai imediatamente em direção ao tórax, sem ser capaz de insuflá-lo. O pneumotórax secundário desencadeia - se quando o paciente já possui alguma doença pulmonar, como pneumonia, enfisema, tuberculose, asma, fibrose cística ou câncer de pulmão, e também em pacientes internados em CTI que utilizam aparelhos respiratórios estão sob o risco de desenvolver o pneumotórax. Por último o traumático, é decorrido de lesão perfurante ou alto impacto na região do tórax, acidentes automobilísticos facadas, lesões por arma de fogo, fraturas da costela, entre outros. O tratamento do pneumotórax abrange deste um expectante no caso dele ser pequeno e se o paciente estiver clinicamente estável basta manter o paciente em observação que o pneumotórax costuma regredir sozinho. Nos casos de pneumotórax volumoso, está indicada a colocação de um tubo através do tórax para aspiração do ar e expansão do pulmão. Quando a pleura cicatriza após alguns dias, o tubo é retirado.

HEMOTÓRAX

Consite em presença de sangue na cavidade pleural, de vasos da parede torácica ou de grandes vasos como aorta, artéria subclávia, artéria pulmonar ou mesmo do coração. Pacientes com hemotórax, na maioria resolve-se apenas com a drenagem pleural sob selo d’água. Considerado que nos casos de trauma com hemotórax a drenagem deva ser indicada em todos os doentes independente do volume de sangue. Os drenos devem ser cuidadosamente manipulados para que não seja alterado o fluxo das secreções e também para que não desloque ou retire o dreno acidentalmente causando desconforto e dor ao paciente.

DERRAME PLEURAL

Conhecido popularmente como água no pulmão consiste no acumulo anormal de líquidos na pleura, membrana que envolve o pulmão. Não é considerada uma doença e sim manifestações comuns de outras doenças diferentes. Então quando se é diagnosticado um derrame pleural o segundo passo é a investigação da causa do mesmo. O derrame pleural pode ser transudato ou exsudato. O transudato consiste em um líquido claro e transparente, com baixa concentração de proteínas, com um acumulo de liquido semelhante ao líquido pleural normal. O exsudato é rico em proteínas e células inflamatórias, tem aparência mais viscosa e opaca, por vezes, com sinais de sangue misturado, podendo nos casos de infecções se apresentarem tipicamente como uma coleção de pus. Para o tratamento do derrame pleural a simples drenagem do líquido é apenas um procedimento paliativo, já que, se a causa não for tratada, a maior hipótese é de que o derrame se forme novamente.

EMPIEMA PLEURAL

Entre a pleura e os pulmões há um espaço chamado de cavidade pleural. Este espaço é preenchido por um líquido que facilita os movimentos da pleura e pulmões durante a respiração, quando há presença de secreção purulenta nesse líquido é denominado empiemia pleural. A maioria dos empiemas é causada por infecção pulmonar, outras causas citam-se os empiemas pós-cirúrgicos e, mais raramente, traumatismos, perfuração esofágica, pneumotórax espontâneo, abscesso subdiafragmático ou hepático. O empiema também ocorre após um trauma, penetrante ou não, ao tórax. Por vezes bactérias de infecções abdominais, tal como abscessos diafragmáticos, atravessam o diafragma e entram no espaço pleural.

QUILOTÓRAX

O quilotórax é o acúmulo de líquido de aspecto leitoso, geralmente de origem linfática, na cavidade pleural. O quilotórax tem coloração branca leitosa por conter gorduras finamente emulsificada. Quando esse líquido é deixado parado, uma camada cremosa, gordurosa e sobrenadante se separa. Pode acontecer em malformações linfáticas congênitas, linfomas, tumores de mediastino, doenças infecciosas, procedimentos cirúrgicos, traumas automobilísticos.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM A TORACOTOMIA

É importante saber a história atual e o tratamento prévio do paciente, muitos pacientes submetidos a toracotomia têm doenças obstrutivas que comprometem muito a mecânica ventilatória. Atenção para a checagem de exames pré-operatórios da função pulmonar. No pré- operatório é importante passar as informações dos exercícios para melhorar a depuração da via aérea, orientando quanto à importância da mobilização e dos exercícios respiratórios no pós-operatório aliviando a ansiedade do mesmo antes da cirurgia. O intra-operatório algumas medidas gerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com