TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Torno Cnc

Trabalho Escolar: Torno Cnc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivos ligados à saúde devem ser cumpridos até 2015

O Brasil deve atingir na sua totalidade ao menos três dos oito Objetivos do Milênio, pacto feito entre 198 países há dez anos para a erradicação da extrema pobreza no mundo até 2015. As três metas são ligadas à saúde: erradicar a extrema pobreza e a fome, reduzir a taxa de mortalidade na infância e combater o HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase. Os dados foram divulgados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) nesta quarta-feira (24) em Brasília.

Para a erradicação da fome e da pobreza, a meta estabelecida pela ONU era de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza até 2015. A meta foi cumprida em 2008, quando a porcentagem dos extremamente pobres caiu de 8,8% para 4,8% da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de redução da mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos deve ser atingida já em 2012. Para atingir a meta da ONU o Brasil deve chegar ao índice de 17,9 mortes para cada mil nascidos vivos.

Já a meta de combate ao HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase, a meta deve ser atingida somente em 2015. O Ministério da Saúde ressaltou a importância da estabilização da incidência da Aids, que foi crescente até o ano 2000.

Em relação à meta de melhora na saúde materna, o Pnud reconhece os avanços do Brasil na área e diz que o país tem 50% de chances de atingir a meta se mantiver os investimentos na saúde da população feminina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, disse acreditar que o Brasil irá cumprir todas as metas até 2015:

Não serão todos os países que vão conseguir atingir as metas em 2015. Isso é uma coisa triste. Mas nós do Brasil vamos superar e muito as metas do milênio. Porque o Brasil vive um momento quase que mágico, em que o Estado acredita no papel extraordinário da sociedade brasileira. Em algumas metas faremos muito mais do que está estabelecido.

Ambiente

No objetivo de garantir a sustentabilidade ambiental, o Brasil atingiu a meta da ONU de forma parcial: alcançou a meta de acesso à água e se aproxima da eliminação no consumo do CFC de acordo com o relatório do Pnud.

Gênero e educação

Na desigualdade dos gêneros, os indicadores analisados pelo Pendo indicam que a desigualdade de gêneros ainda persiste em diversas áreas, apesar de as meninas apresentarem indicadores mais positivos que os meninos na escola.

O objetivo da educação tem um desafio: assegurar a todos os jovens brasileiros o acesso ao ensino fundamental.

Os oito Objetivos do Milênio

As Nações Unidas criaram os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), também conhecidos como Metas do Milênio, em 2000.

Vejam quais são os oito Objetivos do Milênio:

1. Acabar com a fome e a miséria.

2. Educação de qualidade para todos.

3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher.

4. Reduzir a mortalidade infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com