TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TORNO CNC

Dissertações: TRABALHO DE TORNO CNC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  2.826 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

1 . Objetivo 4

2. Introdução 5

3. Descrição da prática 5

4. Conclusão 7

5. Anexos 8

6. Referências bibliográficas 9

1 . Objetivo

Mostrar ao aluno o funcionamento de um torno a Comando Numérico Computadorizado (CNC) através da confecção de uma peça conforme desenho fornecido.

Figura 1: Projeto da peça realizada em laboratório.

2. Introdução

Com a evolução da informática, da eletrônica, dos componentes mecânicos e das ferramentas de corte, os tornos automáticos, que usinam peças a partir de barras, tiveram um enorme avanço tecnológico, proporcionando aos seus usuários a possibilidade de produzir peças de alta complexidade de forma completa.

Os projetistas de máquinas-ferramenta, em sintonia com os desejos e as necessidades do mercado consumidor, vêm, cada vez mais, desenvolvendo equipamentos que oferecem melhores resultados e desempenho que os tornos automáticos

Torno CNC é basicamente um torno com controle numérico computadorizado construído inicialmente para produção de peças de revolução ou cilíndrica que vem dotado de duas bases as quais são chamadas de barramento sobre as quais correm dois eixos sendo um o eixo X (eixo que determina o diâmetro da peça) e outro o eixo Z (eixo que determina o comprimento da peça), a fixação da peça é feita por castanhas, fixada em uma placa que vem acoplada ao eixo central da máquina o qual é chamado de eixo árvore, e também podemos usar o ponto que é fixado em um corpo que normalmente fica no barramento do eixo Z na posição contraria a placa e a luneta que fica entre a placa e ponto que é geralmente usada para fixar peças longas.

3. Descrição da prática

Equipamentos utilizados na realização da prática:

- Torno CNC;

- Ferramentas de torno

- Instrumentos de medição;

- Barra de Aço 1020.

A aula prática foi iniciada com uma apresentação geral sobre o funcionamento do torno CNC e seus componentes. O processo de torneamento foi explicado assim como os tipos de ferramentas a serem utilizadas, os tipos de operações a serem realizadas.

Foi estabelecido os valores da VC (Velocidade de corte) e AV (Avanço) de acordo com a especificação do fabricante do inserto utilizado. Esses parâmetros são essenciais na usinagem da peça, pois deve-se adequar a máquina as condições ideais de funcionamento.

Figura2: Painel do torno CNC.

Em seguida, foi dado uma pequena introdução a programação do torno mostrando alguns comandos básicos, como a rotação do torno, a escolha da ferramenta, entre outros comandos, exemplificado no comando em MDI.

Primeiramente o operador referenciou a máquina através da tecla HOME, firmando suas posições no plano x e no plano z. Faceou-se a barra para obter uma referência, e a próxima etapa foi zerar todas as ferramentas neste ZERO-PEÇA.

Figura3: Ferramentas do torno CNC

Figura4: Etapa de zeramento das ferramentas.

Com a máquina e as ferramentas referenciadas, foi realizado uma simulação do programa no painel, a fim de evitar qualquer tipo de erro de programação.

Com tudo isso feito, a máquina foi ligada e a peça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com