TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicologia E Segurança Pública

Ensaios: Toxicologia E Segurança Pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

| Avaliação a Distância|

Disciplina: Toxicologia e Segurança Pública

Curso: Gestão em Segurança Pública

Professor: Ana Maria Pereira Lopes

Nome do aluno:

Data: 27/03/2013

Orientações:

§ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

§ Entregue a atividade no prazo estipulado.

§ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

§ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

O livro da disciplina Toxicologia e Segurança Pública, de Teixeira (2011) (TEIXEIRA, Eduardo Didonet. Toxicologia e Segurança Pública. 2. ed. Palhoça: Unisul, 2011. 145 p.) indica uma série de mudanças na organização da sociedade, sobretudo a partir do que o autor denomina de mudanças relativas à modernidade e pós-modernidade. Rediga um texto de aproximadamente uma lauda que:

A) Descreva três características desse momento histórico. (2,5 pontos).

B) Descreva, a partir de cada uma dessas características, as relações dessas mesmas características com a escalada do uso de drogas nesse momento da história. (2,5 pontos).

C) Relacione quais os desafios que a problemática da escalada do uso de drogas colocam para o Sistema de Segurança Pública (2,5

pontos).

D) Indique, ao seu final, as referências que porventura forem utilizadas de acordo com as Normas Acadêmicas da UNISUL (ABNT). (2,5 pontos).

Ordem, progresso, razão, são algumas características do momento histórico, dados pela a modernidade e pós-modernidade, caracterizada como a época de valorização e crenças nas noções, razão e objetividade, fé no progresso e na emancipação universal, a pós- Modernidade seria o questionamento de tudo isso. Em nosso país, esse projeto moderno se evidencia até mesmo pelos dizeres de nossa bandeira: “Ordem e progresso”.

As autoridades do ramo de Segurança Pública tem tido dificuldade de manter a Ordem em nosso país devido ao crescimento do tráfico de drogas e da procura por parte dos usuários às drogas mais fortes, a exemplo do “crack”, que por ser uma espécie impura da cocaína e por seu efeito ser rápido, quando queimado a fumaça produzida pela queima da pedra de crack chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato da área de absorção pulmonar ser grande, seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o uso, a droga traz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência.

As drogas atrapalham

o progresso do país, dificultando o crescimento e o desenvolvimento do Brasil, pois quando o governo deveria estar investindo na construção de colégios, creches, instituições de ensino, focando na educação das crianças para que no futuro não precise enfrentar esse tipo de problema, ele está preocupado com o combate às drogas, investindo na aquisição de material bélico, estratégias de combate, treinamento e contratação de pessoal, tendo assim um gasto imenso e com isso um desvio no foco do crescimento do país. Para desmontar a rede do narcotráfico, a atuação entre as Policias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar precisa ser integrada. Também a articulação com as policias estaduais aumenta a segurança em locais de concentração de uso de drogas, com policiamento ostensivo, associado ao acompanhamento da área por videomonitoramento.

Como o Estado praticamente não criou políticas relacionadas a este problema a Segurança pública se viu em um caos sem precedente devido ao grande número de viciados nas ruas cometendo crimes para ter como manter seu vício. Crimes que são geralmente de pequeno valor passando até para crimes mais violentos.

REFERÊNCIAS

. livro didático Toxicologia e Segurança Pública – Ed. Palhoça, UnisulVirtual

(TEIXEIRA, Eduardo Didonet)

CRACK aberto. In Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: HTTP://pt.wikipedia.org/wiki/Crack Acesso em: 26 mar 2013

Observações:

1. Uma lauda corresponde a uma página digitada de acordo com as Normas Acadêmicas para elaboração de textos, que na UNISUL é a da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que se encontram disponibilizadas no site da Biblioteca da UNISUL

.

2. A elaboração das respostas a essa AD, para o seu bom desenvolvimento certamente envolverá a leitura de referências sobre a temática, a começar pelo livro didático, bem como artigos científicos e livros. Quando do uso dessas referências, primeiramente zele por fazer leituras completas dos materiais a fim de não chegar a conclusões apenas a partir de trechos destas. Siga as Normas Acadêmicas, sobretudo para citação de trechos na íntegra e paráfrases ou uso de ideias com suas próprias palavras. Somente por meio da adequada indicação de referências é que se demonstra o que foi produzido pelo autor, que no caso é o aluno. O uso de trechos ou ideias de outros autores, sem indicação adequada, será considerado cópia ou plágio. Ainda, quando do uso de referências, sejam elas impressas ou oriundas de meio eletrônico (Internet), observe a confiabilidade da fonte que será utilizada.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »