TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxologia

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho interdisciplinar

Aluna: Lilian de Paula costa

Ética e cidadania

1)Se um código de ética orienta a conduta dos profissionais de uma organização, então, para que seja efetivo é preciso que eles participem de sua elaboração. Para que este processo seja inclusivo e educativo. Quais etapas são utilizadas na produção de um código de ética empresarial?

1-organizar reuniões de trabalho no formato de oficinas 2-selecionar representantes de todas as áreas da organização para participar das reuniões 3-iniciar com a explicação sobre os objetivos do trabalho que será realizado 4-propor uma discussão sobre o entendimento de cada participante sobre os conceitos de ética,moral,valores entre outros 5-levantar as situações vividas pelos participantes que exemplifiques condutas éticas e antiéticas 6-discutir a necessidade de normas 7-conhecer código de ética de outras organizações 8-iniciar a elaboração do código de ética utilizando como base os conhecimentos adquiridos 9-apresentar para alta direção e validar o conteúdo 10-reunir os funcionários divididos por área para apresentação 11-entregar o código de ética para cada funcionário 12-enviar o código de ética para os demais públicos com que se relaciona13-disponibilizar no website 14-disponibilizar um canal de denuncias 15- organizar um comitê de ética que avalie denuncias 16-tornar público o nome dos participantes do comitê de ética.

2) O que significa Resiliência? Quais são os princípios de uma pessoa resiliênte?

È um termo utilizado na física para designar a propriedade que alguns materiais tem de suportar pressão interna ou externa o termo foi incorporado pelas organizações para indicar um profissional que  consegue suportar mais ou menos pressão.

Princípios são 1- ter consciência de que é preciso conviver com as dificuldades, pois elas existem queiramos ou não 2-A espiritualidade é a compreensão da natureza humana são desejáveis 3-é preciso persistir 4-precisamos nos dedicar as decisões difíceis com energia 5-sair da zona de conforto 6-são as dificuldades da vida que nos permitem crescer.

EPI e EPC

1)Questão: Qual o significado da Sigla CAEPI?

  1.  Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual
  2. Centro de Assessoria, de equipamento de Proteção Individual
  3. Centro de Aperfeiçoamento de equipamento de Proteção Individual.
  4. Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual e Coletivo
  5. Centro de Aperfeiçoamento de equipamento de Proteção Coletiva

2)Questão: Qual a norma que trata sobre os EPC’s?

NR 6

Toxicologia 

  1. Questão: Faça uma pesquisa sobre as substâncias químicas abaixo e confeccione uma tabela com os seguintes elementos: características da substância I principais locais laborais do seu uso I doenças causadas I EPIs e/ou EPCs necessários para neutralizar ou amenizar os seus efeitos.
  1. Chumbo 2. Mercúrio 3. Cádmio 4. Arsênio 5. Cromo 6. Níquel 7. Manganês 8. Poeira de ferro 9. Amianto 10. Sílica 11. Benzeno 12. Tolueno 13. Xileno 14. Fibras de algodão, de linho ou de cânhamo 15. Resíduos secos de cana-de-açúcar

Substância

Características

Locais laborais

Encontrados

Doenças causadas

EPI / EPC

Chumbo

É um metal, coloração branco-azulada, acinzentada quando exposto ao ar

Industria:plásticos,tintas,fósforos,inseticidas,vidros,cerâmica,fundições,gráficas,soldadores,pintores,em universidades.

Saturnismo

Mercúrio

É um metal prateado que temperatura normal é líquido e ino-doro,  pode sofrer

oxidação e formar  outros estados

 em atividades econômicas, como fábricas de cloro-soda, mineração de ouro, minas de mercúrio, fábricas e recicladoras de lâmpadas fluorescentes, fábricas de termômetros, refinarias, clínicas dentais e fábricas de pilhas, sendo estas as principais vias de exposição ocupacional.

 Hidrargirismo ou mercurialismo e hidrargiria.

Síndrome do eretismo

Cádmio

O cádmio é um metal branco azulado, dúctil e maleável. Pode-se cortá-lo facilmente com uma faca. Em alguns aspectos é similar aozinco.

Aproximadamente 75% do cádmio produzido é empregado na fabricação de baterias, especialmente nas baterias de níquel-cádmio.25% é empregadogalvanoplastia (como revestimento).Alguns sais são utilizados como pigmentos. Por exemplo, osulfeto de cádmio é empregado como pigmento amarelo.É usado em algumas ligas metálicas .Devido ao seu baixo coeficiente de fricção é muito resistente a fadiga, sendo utilizado em ligas para almofadas.Alguns compostos fosforescentes de cádmio são empregados em televisores.

 enfisema pulmonar.  pressão arterial

É possível que alguns dos nossos males, tais como câncer, enfermidades renais, hepáticas, pulmonares e outras, estejam ligados com a exposição prolongada ao cádmio

Arsênio

O arsênio apresenta três estados alotrópicos: cinza ou metálico, amarelo e negro.  o arsênio metálico e apresentafosforescência à temperatura ambiente

indústrias de vidro e cristais;- extração e preparação de arsênico e compostos; - fabricação e emprego de parasiticidas e inseticidas;- fabricação, preparo e emprego de tintas; - preparação e conservação de pele e plumas, empalhamento de animais;- metalurgia de minerais arsenicais;

O arsênio é absorvido pelo organismo humano principalmente por inalação e ingestãomanifestações digestivas são as primeiras a aparecer anstornos cárdio-reno-respiratórios nos se reduzem a extrassistoles, dispnéia, catarro laríngeo e bronquial, traqueite com tosse rebelde e albuminúria.

Os transtornos tróficos cutâneos são os mais freqüentes e variados. Ci

Uso de métodos amidos quando Ventilação adequada.

Trajes protetores de algodão, lavados diariamente.

Não comer, nem fumar em área de trabalho.

Máscaras com filtros mecânicos ou absorventes químicos.

Cromo

Metal, branco, cristalino com baixa maleabilidade.

 cromo é utilizado na produção de ligas de aço-cromo (aço inoxidável), cobertura de outros metais por deposito (galvanoplastia). O Cr2O3 é utilizado como pigmento de coloração verde e como catalisador. O K2Cr2O7 é um forte agente oxidante, utilizado em reações químicas e em explosivos. O PbCrO4 é utilizado como pigmento de coloração amarela. Outros sais de cromo são utilizados como refratários e como agente fixador em tecidos.  

 

sintomas referentes aos da diabete e das doenças cardiovasculares.

Níquel

Níquel é um metal de transição de coloração branco prateado, condutor de eletricidade e calor, dúctel e maleável

 maioria do níquel extraído é utilizado na siderurgia (cerca de 70%), enquanto que o restante é empregado na composição de ligas não-ferrosas e na galvanoplastia. Esta utilização é regulada por uma categorização em "classes". Assim, são classe I os derivados de alta pureza (com mínimo de 99% de pureza), destinados ao uso na siderurgia. Na classe II, o produto possui entre 20% e 96% de níquel, e é empregado na fabricação de aço inoxidável e ligas de aço.

seus compostos ao longo do tempo pode apresentar redução da função pulmonar, bronquite crônica, asma e ATÉ CÂNCER DE PULMÃO e nas cavidaMas a doença mais comum causada pelo níquel é a DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA. des nasais.

Manganês

 o nome dado a um metal branco cinzento distribuído em diversos ambientes geológicos, encontrando-se na forma de óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos.

é um composto organometálico utilizado como aditivo da gasolina sem chumbo para aumentar o nível de octanagem e reduzir osefeitos de explosão do motor[39] . Não existem estudos detalhados sobre os riscos inerentes à combustão do composto e à exposição da população aos efeitos.produção de pilhas

memória, alucinações, doença de Parkinson, embolia pulmonar e bronquite

Poeira de ferro

Amianto

Sílica

Benzeno

Tolueno

Xileno

Fibras de algodão de linho ou de cânhamo

Resíduos secos de cana de açucar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (280.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com