TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab De Tep

Monografias: Trab De Tep. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA

1. Objeto de Estudo:

Reuso de Águas pluviais em edificações prediais residenciais.

2. Delimitação do Objeto:

Estudo do reuso de águas pluviais em edificações prediais residenciais no município de Niterói-RJ, a partir da gestão Rodrigo Neves, no período 2012 a 2016.

3. Justificativa:

A água é um recurso essencial e findável. Embora a Terra seja ocupada na sua grande maioria pela água, só 3% representam água doce, sendo os 97% restantes inviáveis ao consumo. Devido à água para o consumo ser restrita, é que há uma preocupação ligada ao uso não planejado da água, acarretando esperdícios e uma possível escassez. Com isso, faz-se importante pesquisar e adotar algumas maneiras que amenizem esse problema. Uma delas é a captação de água de chuvas, seu aproveitamento e seu reuso; esse método pode ser usado para substituição do uso da água potável, que nem sempre é necessária. Isso pode ocorrer adotando sistemas de captação simples, como por exemplo, reservatórios e cisternas, que em sua grande maioria, também são econômicos. Esses sistemas deverão ser montados de acordo com a finalidade de uso.

Com tratamento, objetiva a utilização para higiene pessoal e para ingestão da água tratada. Esse proveito diminui ainda mais o impacto ambiental. O usufruto sem tratamento também é viável para lavagens em geral e na irrigação. Todas essas maneiras de coleta têm que ser supervisionadas, para não pôr em risco a qualidade da fonte distribuidora e não ocasionar riscos à saúde pública. O importante é que a sociedade tenha consciência ambiental e mude seus hábitos; não desperdiçando água, procurando estar sempre informada dos perigos que a água não tratada oferece, utilizando o método mais eficaz para o aproveitamento e levando esse conhecimento adiante.

4. Formulação do Problema:

Esta pesquisa representa uma proposta de discussão sobre o sistema de coleta mais específico e sofisticado em tecnologias a ser adotado no reuso das águas pluviais. Estes são usados para coletas em reservatórios mais apropriados ecologicamente e para utilização em larga escala, com tratamentos de purificação mais rigorosos; não são coletas muito usuais, são coletas de edificações de grande porte. Mas, como a finalidade do levantamento de dados deste trabalho é a diminuição do uso no dia-a-dia de qualquer cidadão, seja ele de baixa ou alta renda, os sistemas citados são mais simples. O aproveitamento da coleta da água pluvial pode ser: com ou sem tratamento.

5. Formulação das hipóteses:

5.1 - Quais os impactos ambientais decorrentes do reuso das águas pluviais no município de Niterói, tendo em vista a topografia que coloca a cidade abaixo da linha do mar, acarretando recorrentemente, inundações e/ou alagamentos em pontos críticos, paralisando o encaminhamento norma do cotidiano local.

5.2 – Qual o impacto econômico para os cofres públicos municipais e para a população como um todo, face a economia no consumo de água em razão do reuso das águas pluviais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com