TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciencias

Artigo: Trabalho De Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Como se pode utilizar o CAPM nos métodos de avaliação?

Capital Asset Pricing Model, ou seja, Modelo de Precificação de Ativos Financeiros é um modelo que propõe medir o risco de um ativo em relação ao mercado de capitais como um todo. O modelo de formação de preços de ativos de capital (CAPM) associa o risco não diversificável

(sistemático) e o retorno de todos os ativos.Willian Sharpe, estabeleceu duas grandes vantagens ao relacionar qualquer investimento com o mercado de capitais como um todo (chamado modelo de fator único):

- Simplicidade do cálculo;

- Permite supor que o mercado de capitais representa o grau de economia como um todo, ou seja, tem-se um valor numérico de fácil acesso, o retorno do mercado de capitais (bolsa de valores) para a economia.

O CAPM fornece, assim, um modelo para relacionar risco e retorno, isto é, qual seria o retorno “justo” ou exigido para determinado nível de risco.

O aspecto mais importante do risco é como o risco global da empresa é visto pelos investidores do mercado. O risco global afeta significativamente as oportunidades de investimentos - e o que é mais importante, a riqueza dos proprietários. Segue abaixo os tipos de risco:

* RISCO DIVERSIFICÁVEL: É atribuído a eventos específicos da empresa, assim como: greves, processos e perdas de um importante cliente. Esse risco representa a parcela de um ativo que está associada a causas randômicas e pode ser eliminada por meio de diversificação.

* RISCO NÃO DIVERSIFICÁVEL: guerras, inflação, incidentes internacionais e eventos políticos. É atribuído a fatores de mercado que afetam todas as empresas, e NÃO pode ser eliminado por meio da diversificação.

AÇÕES

Não é preciso se ter muito dinheiro para investir bem em ações e tampouco ser um profissional da área de mercado de capitais para se obter ganhos com compra e venda de ações. Quanto à necessidade de conhecimento especializado do mercado de ações, constatase que o pequeno investidor deve convergir seus objetivos para o longo prazo, mesmo que não exista a necessidade de acompanhamento especializado ou algum tipo de formação profissional na área.

A evolução do sistema financeiro brasileiro é dividida em dois momentos da história,

antes e depois da Lei nº 4.595 de 31/12/1964.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do sistema

financeiro do país. Tem a finalidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando o progresso econômico e social do país.

O Banco Central (BACEN) é mais um órgão criado com a responsabilidade da

execução das normas que regulam o sistema financeiro nacional, expedidas pelo Conselho Monetário Nacional.

O terceiro órgão criado pelo governo foi a Comissão de Valores Mobiliários (CVM),

integrante do subsistema normativo do sistema financeiro nacional. É responsável por

disciplinar, fiscalizar e promover a expansão, o desenvolvimento e o funcionamento eficiente do mercado de valores mobiliários, sob a orientação do Conselho Monetário Nacional.

Tabela 2

Ordem | Funcionalidades |

Ordem de Mercado | é quando o investidor especifica à corretora a quantidade e ascaracterísticas dos títulos que deseja comprar ou vender execução imediata |

Ordem administrativa | é quando o investidor especifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com