TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusao

Exames: Trabalho De Conclusao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  9.350 Palavras (38 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 38

BARBARA MARIA PEREIRA DE SOBRAL

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO ANDRÉ - UNIANHANGUERA

SANTO ANDRÉ

2008

BARBARA MARIA PEREIRA DE SOBRAL

RGM 651.495

ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentação ao Curso de Pedagogia, para obtenção parcial do grau em licenciatura em pedagogia.

ORIENTADORA – PROFª. ANA MARIA ROCHA

SANTO ANDRÉ

2008

“O importante da Educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar.”

(José Arthur Giannotti)

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradeço a Deus, por realizar mais um sonho em minha vida, a continuidade dos meus estudos, ultrapassando todos os obstáculos.

Agradeço também aos meus pais, Edinalvo e Maria Odete por incentivarem e darem forças para que eu pudesse atingir este objetivo.

Quero agradecer meu marido Ronie e minha filha Graziely, pela compreensão de ficarem muitas horas afastada deles, foi gratificante porque consegui realizar um objetivo.

Quero deixar aqui também meus agradecimentos as minhas amigas Sueli e Berenice, e aos professores que tiveram paciência e compreensão comigo.

Sou imensamente grata pela contribuição da professora e orientadora a Ana Maria Rocha, pelo apoio e encorajamento contínuos na pesquisa.

RESUMO

O presente estudo analisou a alfabetização na educação infantil. Assim, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro capítulo discorreu-se sobre a alfabetização na educação infantil de acordo com a concepção psicogenética de Emília Ferreira; no segundo capítulo, analisou-se a hipótese de escrita; no terceiro e último capítulo discorreu-se sobre o progresso na escrita através do trabalho com textos. Por meio da abordagem feita sobre a leitura e a escrita e sobre a alfabetização por meio da leitura de textos foi possível descobrir que não basta ensinar os códigos da leitura e da escrita ao aluno, como relacionar os sons às letras. É preciso tornar a criança capaz de compreender o significado dessa aprendizagem para que possa usá-la diariamente de forma a entender as exigências da sociedade. Deve-se, ainda, criar condições para que a criança aprimore a sua capacidade comunicativa e amplie significativamente a sua inserção no espaço em que vive. Que possa aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto, em comunidade. Assim, concluiu-se que a diversidade de textos possibilita às crianças lidar com desafios diferentes.

Palavras-chave: Educação Infantil; Alfabetização; Leitura; Escrita; Textos

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 8

1 ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 09

2 HIPÓTESE DE ESCRITA 18

3 PROGRESSO NA ESCRITA ATRAVÉS DO TRABALHO COM TEXTOS 41

CONSIDERAÇÕES FINAIS 51

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 53

INTRODUÇÃO

A alfabetização é muito mais do que uma simples mecanização de letras. Alfabetizar, antes de qualquer coisa, é dar condições para se compreender como funciona o sistema de escrita da língua portuguesa, o que significa ir além do mecanismo interno dessa língua.

Nesse sentido, para que o processo de alfabetização se concretize, é necessário um trabalho com a função social da escrita, a compreensão do que é a leitura e a escrita, bem como o domínio dessa leitura e dessa escrita, mostrando a escrita como uma forma de registro do que é lido, falado. Além disso, é necessária a compreensão do funcionamento da escrita alfabética, ou seja, da representação da escrita pelos “signos”, as letras, a grafia da língua.

Ler, escrever, alfabetização é algo, no entanto, real. O professor que alfabetiza deve ser um bom leitor, pois assim estará apto a ensinar. A alfabetização, ainda, é um processo que envolve a linguagem oral e escrita, portanto, é necessário fazer reflexões da língua bem conduzidas.

Ler, no entanto, ainda, não é decifrar os sons da letras e das palavras, mas conseguir pensar em uma mensagem elaborada por uma pessoa e representada pela escrita. Assim, a compreensão do processo de alfabetização e de leitura exige conhecimentos técnicos de lingüística e da natureza, função e usos do sistema da escrita.

Para que aconteça a alfabetização é preciso compreender para que serve a escrita e atribuir significados a ela, ainda, é preciso perceber o que a escrita representa e como ela se organiza. Contudo, o contato com diferentes tipos de textos escritos permite que o sujeito internalize as diferentes formas de organização textual e descubra o que a escrita representa e como ela se organiza.

Feitas estas considerações iniciais, o presente estudo analisou a alfabetização na educação infantil.

Assim, este trabalho encontra-se dividido em três capítulos: no primeiro capítulo discorreu-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com