TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conclusao De Curso

Ensaios: Trabalho Conclusao De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDAD¬¬¬E TIRADENTES

MARIA VALDELÂNIA SILVA DO NASCIMENTO

MARIANY CONCEIÇÃO DE JESUS

PROJETO DE PESQUISA

O SERVIÇO SOCIAL NO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) DO MUNICIPIO DE ITABAIANINHA

UMBAÚBA

2013

MARIA VALDELÂNIA SILVA DO NASCIMENTO

MARIANY CONCEIÇÃO DE JESUS

O SERVIÇO SOCIAL NO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) DO MUNICIPIO DE ITABAIANINHA

Projeto de Pesquisa apresentado no curso de serviço social da universidade Tiradentes como avaliação da disciplina Pesquisa em Serviço Social II e III.

Prof.ª: Patrícia Santos Silva

UMBAÚBA

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .................................................................04

2. JUSTIFICATIVA ...............................................................05

3. OBJETIVOS .....................................................................07

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .......................................08

5. METODOLOGIA ..............................................................12

6. CRONOGRAMA ..............................................................14

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS ........................................15

1 INTRODUÇÃO

O Tema que abordado no projeto é “O Serviço Social no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do Município de Itabaianinha/SE”. O Serviço social tem o papel de definir as competências do Assistente Social, para que haja execução de um modelo de atuação promotor de saúde e cidadania, tendo como realidade ajustar os objetivos onde as praticas ocorrem. Inseridos nesse contexto esta o desenvolvimento de ações onde permitem que o assistente social atuante na área da saúde trabalhe com a promoção da cidadania e da saúde, promovendo sua integração com profissionais de diversas áreas, assim criando novos espaços para o conhecimento em grupo.

Quanto às ações do assistente social esta relacionada em ter o conhecimento como um possível utensílio para decifrar a realidade, e conduzir o trabalho a ser realizado, então com a discussão da realidade, poderá ser feito realizações de visitas, entrevista, observação, estudo aprofundado do caso, laudo e parecer social, bem como relatório, diagnóstico e encaminhamentos, utilizar os instrumentos técnicos operativos de trabalho. Nessa direção segundo Santos (apud Martinelli,1994), “o instrumental é percebido como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas, não podendo serem vistos isoladamente, por si sós, de maneira autonomizada, mas como uma unidade dialética”, desenvolvendo suas técnicas para qualificar as ações da saúde, e lidar com as adversidades, potencializando a atenção às famílias, desenvolvendo estratégias para os problemas identificado .

O Núcleo de Apoio da Família (NASF) atende a saúde da criança, do adolescente, idoso, mulher e gestante, utilizando praticas integrativas, complementares, reabilitação, alimentação, nutrição e atividade física. Embora atenda a comunidade em geral não é porta de entrada do sistema para os usuários porque é um serviço que apoia as equipes de Saúde da Família, foi criado para ampliar a abrangência e resolutividade dos serviços oferecidos entre outros. se as Equipes de Saúde(SF) não conseguirem da resolutividade ao problema do paciente, ele será encaminhado para o NASF.

2 JUSTIFICATIVA

O Presente trabalho aborda o tema Serviço Social no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) do município de Itabaianinha, tendo como conceitos a interpretação do desenvolvimento da importância do Assistente Social na área da saúde.

Sobre o processo de estudo de como atua o Serviço Social no NASF e o trabalho do assistente social, o Ministério da Saúde criou o Caderno de Atenção Básica: Diretrizes do NASF, nele se encontra as praticas inserida nesse núcleo. Todavia,

As ações de serviço social deverão se situar como espaço de promoção da cidadania e de produção de estratégias que fomentem e fortaleçam redes de suporte social, propiciando maior integração entre serviços sociais e outros equipamentos públicos e os serviços de saúde nos territórios adscritos, contribuindo para o desenvolvimento de ações Intersetoriais, que visem o fortalecimento da cidadania. (Caderno de Atenção Básica: Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família, pág. 88).

O assistente social tem como um de seus papeis garantir direitos e promover cidadania que pode ser através de ações sócio-educativas, conhecer os objetivos e ações definidas no NASF, para que assim possa auxiliar na construção da identidade dos indivíduos, organizando para compor métodos de abordagem, palestras, distribuições de panfletos, propagandas em meios de comunicação, entrevistas, relatórios, pareceres sociais, reuniões individualmente e em grupos viabilizando os direitos de atenção básica dentro da saúde. Assim,

Os direitos do cidadão e, por sua vez, do homem são algo que se passa por vários momentos históricos que, na medida em que perpassam trazem consigo características peculiares ao seu momento. “Tratarmos do tema cidadania é lidarmos com o direito propriamente dito, uma vez que, para se viver dignamente na sociedade é necessário que sejamos gozadores dos nossos mínimos direitos, sejam eles, como afirma Marshall, civis, políticos e sociais”. (Contextualizando Marshall, 1967, p.63-6).

A delimitação do tema se deu a partir da necessidade de explorar as competências do Assistente Social no NASF, sendo um setor implementado há pouco tempo no município, à interpretação do seu trabalho, ainda que seja definido e esclarecido para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com