TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Construção De Aprendizagem De Matematica V Etapa

Monografias: Trabalho De Construção De Aprendizagem De Matematica V Etapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 12

TCA:

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

5ª ETAPA

DESENVOLVIMENTO

A elaboração desse TCA foi baseada nos capítulos dos materiais disponibilizados pelo curso durante o semestre de aprendizagem.

Os temas abordados foram estudados durante o semestre e analisados de acordo com o grau de interesse demonstrado.

A elaboração deste trabalho de construção a aprendizagem (TCA) ficou mais completa, mais elaborada, onde me senti mais segura e preparada para desenvolver o que aprendi durante esse semestre.

Portanto, foram colocados assuntos referentes aos conteúdos desenvolvidos pelos capítulos disponíveis e temas desenvolvidos durante as oficinas mensais ministradas pelo preceptor e professor tutor, tornando um trabalho fundado no que foi estudado.

Continuando o aprendizado nessa 5º etapa, do curso de licenciatura ficou dificil, pois com a troca das preceptoras não foi muito bom. A Preceptora Michele nos auxiliava desde o inicio do curso dando apoio em tudo que o que precisava-mos. Temos a oportunidade também de contar com o apoio do nosso professor Tutor José Geraldo pessoa maravilhosa que auxilia sempre que possível, o primeiro seminário da quarta etapa foi muito bom, pois José Geraldo pode nos ajudar muito tirando nossas dúvidas em noções de àlgebra Moderna, o Uso das tecnologias na Educação Matemática, Física, Noções de espaço, subespaço vetorial e transformações lineares e ajuda também na parte de pedagogia, apesar de não ser da sua área como o Ensino-aprendizagem de matemática.

Dando inicio ao livro Fisica, volume 3, iniciamos com a introdução ao estudo de Termologia: Calorimetria, propriedades da matéria e leis da termodinâmica.

A termologia é o setor da fisica que trata da enérgia termica, pois é uma forma de energia causada pelo movimento dos átomos ou das moleculas de um corpo ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja: podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A Calorimetria é uma ramificação da termologia.

A nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Não é correto se afirmar que um corpo possui mais calor que outro, e tão pouco é correto afirmar que um corpo possui calor; os corpos (ou sistemas) possuem energia interna e o conceito de energia interna não deve jamais ser confundido com o conceito de calor.

O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas. Se dá portanto sem a variação dos volumes dos sistemas em interação se presente de forma exclusiva. O calor descreve a energia transferida entre sistemas que não se pode ser associada à execução de um trabalho mecânico, este último correspondendo à segunda entre as duas formas de transferência de energia citadas. O trabalho associa-se à energia transferida em virtude do movimento da fronteira dos sistemas - e não da energia transferida através destas - e portando ocorre sempre acompanhado de variações nos volumes dos sistemas em interação.

No segundo capitulo, foi estudado os fenomenos ópticos, ou seja estuda várias fontes de luz, a análise da cor, os principios de propagação da luz e os tipos de espelhos.

Um fenômeno óptico é qualquer evento observável que resulte da interação de luz e matéria, são frequentemente comuns devidos à interação da luz do Sol ou Lua com a atmosfera, nuvens, água, ou poeira e outros particulados. Um exemplo é o arco-íris, quando a luz do Sol é refletida por gotas de água que caem durante chuva. Outros, tais como o "brilho Verde", são raros devido a condições atmosféricas. Alguns, tais como casos de "Fata Morgana", são comuns somente em certas regiões.

Outros fenômenos são simplemente interessantes aspectos da óptica, ou efeitos ópticos.

Já no terceiro capitulo, se estuda os fenomenos ondulatórios que acontecem naturalmente e freqüentemente. O conhecimento dos fenômenos ondulatórios culminou em várias pesquisas de importantes onde os cientistas defendiam que a luz tinha características ondulatórias e não corpusculares.

As ondas são forma de transmissão de energia e, co isso, podemos analisar os diversos fenomenos ondulatórios: Reflexão onde tentavam desvendar os mistérios da natureza, em especial a ele a reflexão luminosa.

Refração, propagando-se numa corda de menor densidade,quando um pulso passa para outra de maior densidade, está sofrendo uma refração

Difração, é uma onda quando perpassa um obstáculo que possui a mesma ordem de grandeza de seu comprimento de onda, apresenta um fenômeno denominado difração, modificando sua direção de propagação e contornando um obstáculo.

Quando a Interferência ocorre o encontro entre duas cristas ambas aumentam sua amplitude. Quando dois vales se encontram sua amplitude é igualmente aumentada e os dois abaixam naquele ponto. Quando um vale e uma crista encontram-se, ambos irão querer puxar cada elevação para o seu lado.

Já a polarização é um fenômeno que pode ocorrer apenas com ondas transversais, aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à de propagação, como a produzida em uma corda esticada. A onda é chamada polarizada quando a vibração ocorre em uma única direção. Polarizar uma onda significa orientá-la em uma única direção ou plano.

No livro Noções de álgebra moderna, aborda concepções da álgebra e de educação algébrica, pois é uma estrutura algébricas fundamental no ensino onde influencias estas concepções exercendo sobre a pratica pedagogica do professor ao ensinar matematica. Assim, com as investigações sobre o ensino da algebra e as concepções de álgebra e da educação, são importante para as discussões entre os futuros professores, para que possa fazer opções didaticas conscientes, sabendo onde quer chegar com o ensino desse importante campo da matematica.

foi estudado a introdução à álgebra moderna em relações binárias, na qual estabelecerá uma relação binária, representado em diversos modos, estudando as relações das cônicas e ao de funções.

Este capitulo busca identificar as propriedades dessas relações sobre um conjunto, relações de equivalência e uma relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com