TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estatistica

Ensaios: Trabalho De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Com base no portal só matemática podemos definir a estatística como uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. Tratando de parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvios, por vez a mesma fornece as técnicas para extrair informação de dados, os quais são muitas vezes incompletas, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim, é objetivo da estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

Isto é quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmos antes de recolher a amostra, realizando sempre um planejamento, uma experiência que permita recolher a amostra, com intuito de extrair o máximo de informação relevante para o problema em estudo, inclusive também para a população de onde os dados provêm.

com base nesse conceito mostraremos a seguir uma pouco do nosso conhecimentos sobre a estatística utilizada em uma pesquisa em campo sobre a medida de pacotes de café, da empresa café pilão, a qual com o peso aproximadamente de 500kg ,a mesma será exposta detalhadamente a seguir através de gráficos, tabelas, relatórios e analise passo a passo de como foi procedida essa referida pesquisa.

Conforme visto em pesquisas realizadas, podemos ter em mente que a estatística é uma ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para devidas tomadas de decisões. Ousando para o lado da teoria da probabilidades ela fornece técnicas e métodos de análise de dados que auxiliam o processo de tomada de decisão nos mais variados problemas onde existe incerteza. Derivada da palavra latina “status” que significa estado, a mesma se divide em dois conjuntos muito importante para a estatística que são a população e amostra: População é uma coleção e apuração de todos os resultados, respostas, medições ou contagem, podendo ser formada por grupos de pessoas ou individualmente a qual é a população que busca analise e resultados de amostra infinita ou finita. Já amostra é uma subgrupo de uma população estatística, cujo é a coleta de dados amostrais que só terá valor se for coletado em uma seleção aleatória, com muito determinismo e dedicação, buscando sempre novas descobertas já que a amostra sempre é finita.

A estatística se destinge em dois pontos bastante consideráveis para mesma, é a estatística descritiva e a estatística inferencial: Estatística inferencial é o ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusão sobre uma população, se utilizando da probabilidade com ferramentas básicas em seu estudo. Já estatística descritiva é o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação de dados.

A mesma é utilizada desde os povos antigos, ganhando força no século xx, passando a ser utilizada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Podendo ser aplicada em diversas áreas dentre elas da administração como setores industriais, recursos humanos, censos populacionais, áreas demográficas, financeiras, bancarias, marketing e análise de mercado.

 Na área industrial - Foco nas pesquisas e desenvolvimento de técnicas produtos e equipamentos, teste de produto conhecimento da qualidade, estoque no geral .

 Recursos humanos – Realiza pesquisas de conhecimentos habilidades dos empregados e atividades desenvolvimento pelos mesmos. Assim como estudos de salários e necessidades de treinamento e desempenho de funcionários.

 Marketing – onde é trabalhado o monitoramento de informações na prospecção e avaliação de oportunidade, como também análise dos produtos preços, previsões de vendas logística e campanhas publicitárias.

 Área financeira e bancaria pode se atua na análise atuarial nos desenvolvimento financeiras desenvolvimento de informações gerenciais, fluxos de caixa projeções financeiras, demonstrações contábeis e assuntos relacionados ao financeiro e bancário.

Portanto observamos que a estatística é uma ferramenta essencial , no cotidiana das diversos áreas tendo como foco na administração, a estatística é empregada nas tomada de decisões com dados e amostras próxima a exatidão, treinamento profissio-0nal e intelectual, setor financeiro, como também na auto construção de mercado ( visando crescimento de status e autarquia da empresa ).

Tomando como exemplo importantes na estatística o processo da coleta de dados que é realizada através da estatística descritiva que é avaliada a partir de variáveis qualitativas e quantitativa, quanto a qualitativos é dividido em ordinais e nominais, quanto a quantitativos são divididos em discretos e contínuos.

Para que esse processo possa ser realizado com mais clareza é necessário bastante coleta de dados, observações, entrevista, pesquisas, uso de cálculos, anotações, reanalise entre outros. Desde já é preciso ter em mente a organização de dados que importante para que as ideias fiquem expostas com sequencia, como por exemplo tabelas. Depois de todo esse processo de coleta de dados é necessário a reanalise de dados coletados, após a reanalise haver uma percepção de dados exatos e concretos é o momento de expor seu resultado estatístico a empresa ou situação desejada.

Com base nesse raciocínio segue em anexo uma tabela com pesquisa realizada com uma empresa de fabricação de cafés da região nordeste, a qual podemos adquirir resultados quantitativos de pesagens de cafés realizados pelo o mesmo.

Pesquisa realizada na empresa: Supermercado Medeiros , na cidade de Jose da penha - RN, tendo como produto de foco café expresse contendo no mínimo 1kg, desde já como não conseguimos a amostra de 1kg, realizamos a pesagem com café pilão contendo no rotulo de 500kg, nessa amostra de pesagens podemos observar a diferença que existe entre kg pesado de cada unidade, cuja mostraremos a seguir a diferença que ocorre no empacotamento em termo de quantidade de cem unidades de pacotes de café.

UND PESO UND PESO UND PESO UND PESO

01 508 G 26 512 G 51 508 G 76 510 G

02 512 G 27 512 G 52 508 G 77 512 G

03 510 G 28 508 G 53 514 G 78 508 G

04 510 G 29 510 G 54 508 G 79 512 G

05 512 G 30 508 G 55 510 G 80 510 G

06 512

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com