TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Matematica

Artigo: Trabalho De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 8

FASE I

1) História da Matemática Financeira

*Conceito de juros

*Dinheiro, qual o seu papel na história da humanidade?

É bastante antigo o conceito de juros, tendo sido amplamente divulgado e utilizado ao longo da História. Esse conceito surgiu naturalmente quando o Homem percebeu existir uma estreita relação entre o dinheiro e o tempo. Processos de acumulação de capital e a desvalorização da moeda levariam normalmente a idéia de juros, pois se realizavam basicamente devido ao valor temporal do dinheiro. Os juros e os impostos existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na Terra. Um dos primeiros indícios apareceu na já na Babilônia no ano de 2000aC. Nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas; os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.

A História também revela que a idéia se tinha tornado tão bem estabelecida que já existisse uma firma de banqueiros internacionais em 575aC com os escritórios centrais na Babilônia. Sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobradas pelo uso de seu dinheiro para o financiamento do comércio internacional. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos.

Como em todas as instruções que tem existido por milhares de anos, alguma das práticas relativas a juros tem sido modificada para satisfazerem às exigências atuais, mas alguns dos antigos costumes ainda persistem de tal modo que o seu uso nos dias atuais ainda envolve alguns procedimentos incômodos. Entretanto, devemos lembrar que todas as antigas práticas que ainda persistem foram inteiramente lógicas no tempo de sua origem. Por exemplo, quando as sementes eram emprestadas para a semeadura de certa área, era lógico esperar o pagamento na próxima colheita - no prazo de um ano. Assim, o cálculo de juros numa base anual era mais razoável; tão quanto o estabelecimento de juros compostos para o financiamento das antigas viagens comerciais, que não poderiam ser concluídas em um ano. Conforme a necessidade de cada época foi se criando novas formas de se trabalhar com a relação tempo-juro, juro semestral, bimestral, diário, etc.

Dinheiro um bem de troca aceito numa comunidade de pagamentos. Reserva de valor. Ligação entre o presente e o futuro.

Esta série de definições reflete a dificuldade em conceituar a 'moeda'

A moeda desempenha várias funções na economia de um país: instrumento de

troca, reserva de valor, medida comum do valor dos bens, padrão de

pagamentos futuros. Seu aparecimento foi uma conseqüência do

desenvolvimento do fenômeno da troca ou permuta de bens e serviços.

O que mede o valor da moeda é seu poder aquisitivo, ou seja, a capacidade

que o dinheiro tem de ser trocado por mercadorias e serviços. De metal ou

de papel, a moeda foi uma conseqüência do desenvolvimento das sociedades e está intimamente ligada à história dos povos. Sua força, porém, não

depende tanto da substância material de que é feita, mas do papel

econômico que desempenha. é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas cédulas, usado na compra de bens e ser visos, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. É também a unidade contábil Seu uso pode ser implícito ou explícito, livre ou por coerção.

Se entendermos o verdadeiro papel do dinheiro em nossas vidas, não pensaríamos que ele simplesmente serve para nós gastar ou economizar, e sim que ele tem profunda influência emocional na nossa identidade e em nos mostrar coisas que nunca poderemos ter. A vontade de entender os efeitos emocionais e espirituais do dinheiro sobre nós está intimamente ligada quando procuramos o preço de tudo e atribuir valor ao nada. Assim, o dinheiro tem tudo a ver com a busca das pessoas por uma vida ideal que, ao mesmo tempo, é a razão de suas frustrações diárias.

2) O surgimento dos bancos

*Como os bancos conseguiram ganhar dinheiro em cima de dinheiro?

*O crescimento dos bancos ( rentabilidade)

a) por que os bancos são as empresas que ganham dinheiro?

b) Por que temos tantas casas financeiras estabelecidas em nossa cidade?

*Quais os cuidados que devemos ter ao tomarmos dinheiro emprestado em casas financeiras

Os bancos surgiram na Mesopotâmia, atualmente Iraque, há aproximadamente 5 mil anos. Naquela época, o que conhecemos como banco, era uma das atividades exercidas pelos templos, que além da dedicação aos deuses, também cuidava dos bens de todos os mortais. As riquezas, como jóias, metais preciosos e até cereais eram levados aos templos para serem guardadas sem qualquer despesa para o depositante, porém os sacerdotes tinham o direito de emprestar a terceira e aí, sim, cobrar uma pequena taxa pelo empréstimo.

Os bancos são como qualquer outra empresa. A única diferença é que seu produto é o dinheiro. As outras empresas vendem bens ou serviços; os bancos vendem dinheiro - na forma de empréstimos, certificados de depósito e outros produtos financeiros. Eles ganham dinheiro com os juros que cobram sobre os empréstimos, pois esses juros são maiores que os juros que eles pagam sobre as contas como banco.

Hoje para fazer um financiamento não é tão complicado, pois existem muitas casas financeiras divido ao lucro que elas obstem sobre estes empréstimos. É um negocio vantajoso que cada vês mais esta crescendo no mercado.

Embora o empréstimo pareça uma solução imediata para problemas financeiros, pois é empréstimo como outro qualquer. A única diferença é que representa um risco menor para o banco. O que é importante entender é que existem duas contas: uma que o banco faz outra que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com