TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Exames: Trabalho De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esta atividade tem por objetivo nos mostrar o comportamento humano, relatando conflitos sociais baseado no filme Tropa de Elite, mostrando suas manifestações, culturas, conflitos que como os indivíduos podem ser influenciados pela corrupção e como o Estado pode fazer para ajudar a população.

1. DESENVOLVIMENTO

1.2 CULTURA

Cultura é o conhecimento, o costume, o comportamento e hábitos de determinados grupos, seja animais ou humanos.

O Etólogo Eduardo Ottoni segundo o texto ("Nas diferenças e igualdade linhas tênues separam humanos e animais") também define a cultura como um fazer tipicamente humano, e o que nos faz diferentes dos animais são o surgimento de inovações, que são bem mais do que entre os animais.

1.3 AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME

Pude observar no filme (Tropa de Elite - Brasil, 2007, direção José Padilha), várias manifestações culturais, um exemplo é o que faz parte da cultura da polícia que é um sistema que depende de outro para trabalhar, sistema imposto que tem que ser seguido, uma hierarquia. Há corrupção, à competição entre os próprios policiais, e cultura bruta, onde um passa por cima do outro.

O filme retrata o Bope (Batalhão de Operações Policia Especiais) que é a polícia que interfere quando a policia militar não consegue resolver, são homens treinados numa cultura severa, que agem nas favelas onde a cultura é pouca, na maneira como se vivem é com pouca perspectiva de vida, com poucas oportunidades tendo em vista a realidade de todos os dias, e como a oportunidade o crime organizado, e a desonestidade como requisitos de sobrevivência, onde seres humanos são martirizados todos os dias.

Uma cultura de desconfiança e trapaças, e por conta da hierarquia que existe dentro do Bope que protege a corrupção, a sociedade perde, lembrando que o filme retrata que até policiais honestos agem desonestamente contra o crime, porque a cultura é essa e na maioria das vezes tirana.

O filme também retrata o abuso de poder das partes dos policiais para com os cidadãos comerciantes, ode os policiais recebem do Estado para dar segurança e proteger dos assaltos e recebem também dos comerciantes por fora, para garantir a segurança que é um absurdo.

2. CONFLITOS

O conflito entre traficantes moradores da favela do Rio de Janeiro e universitários usuários de drogas com PMERJ.

No nosso país os conflitos sociais são um fato gravíssimo, por isso,os nossos governantes terão que buscar estratégias que melhorem as condições de vida da população.

Na igualdade, dando oportunidades para todos os cidadãos e na construção de valores éticos, socialmente desejáveis.

É importante que ações públicas sejam manifestas para a comunidade, levando mais educação, cultura, saúde, fazendo com que a violência, drogas, prostituição e mortes tenham fim.

2.1 POLICIAIS DO BOPE UM GRUPO FUNCIONAL

Os policiais do Bope retratado no filme são considerados como um grupo fechado, são treinados para uma meta específica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com