TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Henri Wallon (1872-1962) foi um estudioso que se dedicou ao entendimento do psiquismo humano, seu mecanismo e relação mútua, a partir de uma perspectiva genética. Por isso seu interesse pelo desenvolvimento infantil, já que na infância se localiza a gênese da maior parte dos processos psíquicos.

Além disso, Wallon participou ativamente de debates em torno do tema Educação, contribuindo com críticas à educação tradicional. Dessa forma, podemos encontrar em sua obra interessantes posições, apesar de esse autor não ter proposto um método pedagógico.

Nesse texto, Izabel Galvão aponta as contribuições da obra de Wallon ao pensamento pedagógico, oferecendo subsídios para os educadores compreenderem e refletirem sobre sua relação com seus alunos e a organização do trabalho em sala de aula.

"O projeto de sua psicogenética (de Wallon) é o estudo da pessoa completa, considerada em suas relações com o meio (contextuada) e em seus diversos domínios (integrada). Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto do desenvolvimento da criança, WALLON o estuda em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade. Desta opção, resultam quatro temas centrais na sua teoria: emoção, movimento, inteligência, personalidade." 

"A serviço da Educação,

a psicogenética walloniana oferece subsídios para aprofundar a reflexão sobre a prática pedagógica, motivando a investigação educacional. Ao mesmo tempo, impõe exigências sobre esta prática, cobrando da Escola o atendimento do indivíduo na integridade dos domínios que o constituem (afetivo, cognitivo e motor)." 

"Tendo acesso a material teórico que aborda de forma integrada, temas como expressividade, emoção, gestualidade, movimento, representação mental, pensamento discursivo, o professor estará provavelmente melhor preparado para atender a criança em suas diversas necessidades, assim como impulsionar o seu desenvolvimento e favorecer sua aprendizagem. Afinal, a Escola não deve dissociar a formação da inteligência da formação da personalidade, pois a inteligência tem ´status´ de parte no todo constituído pela pessoa e seu desenvolvimento está ligado ao das outras esferas constitutivas deste todo." 

"Esta concepção valoriza o papel do professor. Como elemento diferenciado, é o responsável pela unidade do grupo, podendo receber as manifestações das crises infantis com o distanciamento necessário para não as comprimir nem se submeter a elas.(...) O professor é valorizado também do ponto de vista do conteúdo. Não se deve colocar como exclusivo detentor do saber e único responsável pela sua transmissão, mas tampouco abdicar deste papel, submetendo-se indiscriminadamente à espontaneidade infantil

www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009

alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/.../uma-reflexc3a3o-sobre-o-.

www.youblisher.com/files/publications/10/57754/pdf.pdf‎

Lev Vygotsky 

Conhecido como teórico do ensino como processo social, sua obra ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças e situações de aprendizagem na sala de aula. Lev Semenovitch Vygotsky nascem no ano de 1896 em Orsha, região dominada pela Rússia, seus pais eram de uma família judaica culta e com condições financeiras, o que facilitou seus estudos desde criança, dedicando-se desde cedo a várias leituras. Chegou a matricular-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito, lecionou literatura e história da arte e fundou um laboratório de psicologia, uma das áreas em que teve muito êxito, graças ao seu pensamento e seus trabalhos. Ele é um marxista e tenta desenvolver suas teorias com essas características. Faleceu aos 38 anos de idade e sua obra passou a ser conhecida no Brasil, a partir dos anos 90.

Seus trabalhos diferem de outros autores, pois sua teoria não é acabada e pronta, ele apontou os caminhos a serem seguidos por outros pesquisadores, na forma de grandes linhas de pesquisa a serem desenvolvidas do que sistematizou um corpo de conhecimentos a respeito do funcionamento da mente humana. 

Relação homem-ambiente

Vygotsky elaborou uma teoria do desenvolvimento intelectual, partindo do referencial que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. (Oliveira, 1997). De acordo com Oliveira (1997), a teoria de Vygotsky está pautada em três idéias principais:

• As funções psicológicas têm suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral;

• O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o individuo e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico;

• A relação homem/trabalho é mediada por sistemas simbólicos.

Para Vygotsky o desenvolvimento intelectual ocorre através da mediação, pensamento e linguagem e desenvolvimento e aprendizagem. 

O homem se forma em contato com a sociedade, o ser humano para construir suas características precisa de contato externo, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem, é relevante a chamada experiência que cada pessoa tem com o ambiente.

As funções básicas da linguagem são intercâmbio social e pensamento generalizante.

Desenvolvimento e aprendizado

O autor afirma que existem dois níveis de desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com