TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Tcc

Monografias: Trabalho De Tcc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

Quando os primeiros navegantes europeus chegaram, em 1642, a maior parte dos maoris viviam no clima quente da parte de cima da Ilha do Norte. O holandês Abel Tasman ancorou nas praias naquele ano, dando a terra o nome de Staten Landt, e, mais tarde, Nieuw Zeeland. O inglês James Cook visitou-a em 1769, circum-navegando a costa, negociando com os maoris e reivindicando a terra para os ingleses.

Vieram depois os pescadores de focas e baleias, e, em 1814, os missionários cristãos. Por volta de 1840, 2000 europeus (pakehas) viviam entre a população maori de 100.000 habitantes. Naquele ano, mais de 500 chefes assinaram o Tratado de Waitangi, retendo a propriedade dos recursos naturais, mas abdicando do direito de governar, em favor da Coroa Britânica. Tanto os maoris como os pakehas continuam respeitando esse Tratado até hoje.

Os colonizadores britânicos chegaram nos anos de 1840 e 1850, fundando cidades e preparando a terra para as fazendas. Seguiu-se a perda de terras pelos maoris, e, em seu rastro, a população maori caiu para 42,000 habitantes (1896).

A sociedade criada pelos colonizadores floresceu com a corrida do ouro em 1860. Estradas de rodagem, ferrovias e prédios públicos foram construídas, e a educação a nível nacional foi introduzida. Uma nova onda de imigrantes europeus e australianos chegou para povoar as cidades e desenvolver a lavoura.

A depressão econômica, ocorrida em nos de 1880, gerou mudanças sociais e econômicas. A Nova Zelândia tornou-se o primeiro país a conceder o voto às mulheres (1893), os salários foram regulamentados e a pensão para idosos foi instituída (1898). Os líderes políticos maoris promoveram o renascimento maori, iniciado anteriormente sob a influência do Rei Maori e dos profetas religiosos. A saúde e o bem-estar social foram melhorados e a população maori cresceu. Os soldados maoris e pakehas lutaram ao lado da Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, também durante a Segunda Guerra (1939-1945).

A depressão econômica mundial atingiu a Nova Zelândia no final dos anos 20: o desemprego aumentou e a pobreza piorou.

A urbanização, principalmente dos maoris, e a prosperidade econômica caracterizaram a Nova Zelândia do pós-guerra. As taxas de natalidade subiram e a população também aumentou em função da imigração procedente da Grã-Bretanha e da Europa nos anos 50, e, mais tarde, das Ilhas do Pacífico e da Ásia.

Um maior número de mulheres passou a trabalhar fora de casa e a igualdade de remuneração foi introduzida em 1972. Um novo renascimento maori começou nos anos 70, quando os maoris se concentraram em reaver terras perdidas duas gerações antes; a língua, a cultura e a arte reviveram novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com