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Trabalho De Tcc

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Por:   •  1/9/2014  •  6.003 Palavras (25 Páginas)  •  547 Visualizações

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1. INTRODUÇÃO

O Módulo de Estágio Supervisionado II é uma exigência do Instituto Superior de Educação do Paraná – INSEP, para conclusão do 5º semestre do Curso de Pedagogia.

O Estágio Supervisionado faz parte das atividades do Curso de Pedagogia e compreende atividades acadêmicas de aprendizagem profissional, cultural e social, assegurando a formação de profissionais na área da educação, para que possam exercer suas funções dentro de ambiente escolares e não-escolares.

O Relatório de observação e participação foi realizado em espaço não escolar e/ou em espaço lúdico, denominado brinquedoteca, e visou o aprofundamento e conhecimento sobre a realidade da instituição registrando em atividades de observação de vários espaços e também a aplicação de um projeto de jogos, brinquedos e brincadeiras com o intuito de aprimorar o conhecimento sobre o ambiente escolar.

O relatório de estágio está organizado da seguinte maneira:

- 1º momento – leituras, discussões e construção de sínteses dos textos utilizados para a fundamentação teórica; orientações para observação no ambiente escolar denominado brinquedoteca;

- 2º momento – caracterização do ambiente não escolar; confecção de relatórios, jogos e atividades para aplicação do projeto didático;

- 3º momento – aplicação do Projeto: Jogos, brinquedos e brincadeiras no espaço não escolar e/ou escolar.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

- Oferecer oportunidades de observação, participação e atuação em espaços não escolares e espaços lúdicos.

2.2. Objetivos Específicos

- Desenvolver habilidades de observação, participação e análise das situações reais das funções do pedagogo.

- Construir um projeto didático e aplicá-lo na prática em instituições e posteriores avaliações dos resultados alcançados.

- Estabelecer vínculos com indivíduos, em espaços não escolares e lúdicos, reconhecendo a importância do brincar para o desenvolvimento do ser humano;

- Participar do funcionamento das Brinquedotecas, identificando sua especificidade, sua organização e importância;

- Possibilitar o exercício de planejar, observar, diagnosticar, elaborar objetivos, selecionar conteúdos e recursos didáticos e desenvolver metodologias;

- Observar e aprender como atuar dentro do ambiente escolar;

- Diagnosticar os comportamentos dos alunos ou funcionários e como deve-se atender cada individuo, sabendo que cada um é único;

- Elaborar projetos didáticos, integrando conteúdos de diferentes módulos;

- Atuar em atividades educativas que envolvem escolas, entidades, docentes, pais e comunidades;

- Aprender com profissionais formados como atuar e intervir quando necessário em seu local de trabalho;

- Troca informações que possibilite maior aprendizado;

3. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO

Atividades desenvolvidas Data Carga horária

I Encontro: Estudo de texto: Brinquedoteca, jogos brinquedos e brincadeiras 13/02 4 h

II Encontro: Análise e discussão: Projetos didáticos 13/03 4 h

Visita a instituição para entrega do ofício para observação e atuação 07//04 4 h

Realização das observações na brinquedoteca 22,23 e 24/04 9 h

Montagem dos relatórios das observações da brinquedoteca 27/04 1 h

Observação na entidade onde aplicara o projeto 15/04 4 h

III Encontro: Orientação e montagem do projeto: Jogos, brinquedos e brincadeiras

17/04 4 h

Confecção de jogos e atividades para aplicação do projeto 2 e 3/5 6 h

IV Encontro: Orientação para a montagem do dossiê 22/05 4 h

Aplicação do projeto jogos, brinquedos e brincadeiras 19,20,21,22 e 23/05 15 h

Montagem do relatório da aplicação do projeto 29/05 3 h

V Encontro: Entrega do dossiê e auto - avaliação 18/06 2 h

CARGA HORÁRIA TOTAL 60 h

4. FUNDAMENTAÇAO TEORICA

Baseados no Texto I – A Brinquedoteca Brasileira, podemos afirmar que a atividade Lúdica através da brinquedoteca fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a auto confiança, a autonomia e a curiosidade, devido a situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.

Construindo esse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornaria a aprendizagem mais prazerosa, a brinquedoteca tem como objetivo ressaltar a sua importância como um lugar onde crianças, fazendo uso de atividades lúdicas, conseguem criar, aprendem-se desenvolver e estimular suas potencialidades brincando.

Também baseados no Texto III - O Jogo e a Educação Infantil, podemos afirmar que Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. A relação entre o jogo e a educação são antigas,pois já falavam da importância do jogo para educar a criança. Portanto a partir do século XVI que se expande a imagem da criança como ser distinto do adulto o brincar destaca-se como típico da idade. As brincadeiras acompanham a criança pré-escolar e penetram nas instituições infantis criadas a partir de então. Nesse período da vida da criança, são

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