TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho E Energia

Artigos Científicos: Trabalho E Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  713 Visualizações

Página 1 de 4

1. Uma cômoda de quarto com uma massa de 45 kg, incluindo as gavetas e as roupas, encontra-se em repouso sobre o piso. (a) Se o coeficiente de atrito estático entre a cômoda e o piso vale 0.45, qual é a intensidade da menor força horizontal que a pessoa deve aplicar para fazer a cômoda entrar em movimento? (b) Se as gavetas e as roupas, com massa total de 17 kg, forem removidas antes de a cômoda ser empurrada, qual é a nova intensidade da menor força?

2. Um bloco de 3,5 kg é empurrado ao longo de um piso horizontal por uma força F de intensidade 15 N em um ângulo igual a 40° com a horizontal (ver figura). O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o piso é igual a 0,25. Calcule os módulos (a) da força de atrito que o piso exerce sobre o bloco e (b) da aceleração do bloco.

3. Um gato cochila sobre um carrossel em repouso, em um raio de 5,4 m a partir do seu centro. O operador então inicia o passeio levando o carrossel à sua taxa de rotação própria de uma volta completa a cada 6 s. Qual será o menor coeficiente de atrito estático entre o gato e o carrossel que permitirá ao gato permanecer no seu lugar, sem deslizar?

4. A velocidade terminal de um Sky diver é de 160 km/h na posição de vôo de águia e 310 km/h na posição de mergulhador de cabeça. Supondo que o coeficiente de arrasto C deste mergulhador do ar não se modifique de uma posição para outra, encontre a razão entre a área da seção transversal efetiva A na posição de menor velocidade e a área correspondente à posição mais rápida.

Universidade Federal Rural do Semi‐Árido – UFERSA  Pro‐Reitoria de Graduação – PROGRAD  Curso: Ciência e Tecnologia  Disciplina: Mecânica Clássica 

5. Um homem ficou suspenso num caibro de um telhado apertando-o com o polegar de cada mão em um dos lados e os dedos no outro lado (ver figura). A massa do homem era de 79 kg. Se o coeficiente de atrito estático entre as mãos e o caibro era de 0,70, qual foi a menor intensidade da força normal exercida sobre o caibro pelos polegares ou os dedos do lado oposto?

6. Na Figura abaixo, dois blocos estão conectados por um fio que passa por uma polia. A massa do bloco A é igual a 10 kg e o coeficiente de atrito cinético entre A e a rampa é de 0,20. O ângulo da rampa é igual a 30°. O bloco A desliza para baixo ao longo da rampa com velocidade constante. Qual a massa do bloco B?

7. Na Figura abaixo, um carro é dirigido a uma velocidade constante sobre uma elevação circular e em seguida em um vale circular com o mesmo raio. No topo da elevação, a força normal exercida sobre o motorista pelo assento do carro é zero. A massa do motorista é de 70 kg. Qual o módulo da força normal exercida pelo assento sobre o motorista quando o carro passa pelo fundo do vale?

8. Um avião está voando em círculo horizontal com uma velocidade de 480 km/h (ver figura). Se suas asas estão inclinadas de um ângulo de 40° com a horizontal, qual o raio do círculo no qual o avião nesta trajetória provém inteiramente de uma “sustentação aerodinâmica” perpendicular à superfície da asa.

9. Um disco de hóquei de massa m = 1,50 kg desliza em um círculo de raio r =20,0 cm sobre uma mesa sem atrito, enquanto permanece ligado a um cilindro de massa M = 2,50 kg pendurado por um fio que passa por um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com