TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho E Questao Social

Artigo: Trabalho E Questao Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Redentor de Campos dos Goytacazes

Serviço Social – 2° Período

Trabalho e Questão Social

Aluna: Karoline de Souza

Para Karl Marx, a divisão social do trabalho é realizada no processo de desenvolvimento das sociedades, ou seja, em todas as sociedades, houve divisão nas funções exercidas pelas pessoas, por exemplo, na agricultura, se dividia em quem cuidava, quem caçava, e na formação das cidades em quem administra e quem executa.

Na indústria, os donos das máquinas pagavam o operador de máquinas, que usava estas máquinas para produzir, ou seja, a relação entre proprietários, mediante a compra e a venda da força de trabalho. Marx chamava de “Mais Valia” o fato de o trabalhador durante a sua jornada de trabalho de 8 horas, trabalhar 4 ou 5 horas, o restante será para o dono da empresa, fazendo com que este enriqueça rapidamente.Segundo Marx, a jornada de trabalho compreende 24 horas completas, descontando as horas de descanso, sem as quais a força de trabalho fica impossibilitada de realizar novamente sua tarefa.

Segundo Marx, os fundamentos de toda a divisão do trabalho já bem desenvolvida, e que surge pela troca de artigos, estão na separação entre a cidade e o campo. Pode-se dizer que toda a história econômica da sociedade é resumida no movimento desta antítese.

Sendo que a divisão do trabalho, se dá a contradição entre o interesse particular e coletivo de todos os indivíduos que se relacionam entre si.

A troca de dinheiro enquanto capital por trabalho livre, supõe, com primeira condição, a associação de trabalhadores por meio do capital, e como segunda condição é a eliminação da autonomia e da dispersão dos trabalhadores, agora agrupados em um só lugar, sob o mesmo mando e vigilância.

É criada assim a manufatura, em que a cooperação baseada na divisão do trabalho adquire uma forma clássica.

Karl Marx, desenvolveu uma corrente de pensamento considerada a mais revolucionária da teoria social moderna: o materialismo histórico.

Foi identificando a forma como os homens produzem seus meios de vida que Marx

chegou à conclusão que estes estabelecem relações sociais baseadas nas condições materiais de sua existência. E ainda, que o estudo de qualquer sociedade pressupõe como ponto de partida, as relações sociais que os homens estabelecem entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza.

A sociedade é, portanto, produto da ação recíproca entre os homens. Para Marx, a lei fundamental de transformação de uma sociedade está vinculada ao desenvolvimento de suas forças produtivas, que em determinado estágio de desenvolvimento, chegam ao seu limite entrando em contradição com as relações de produção que as desenvolveram. É na expansão das forças produtivas que encontraremos as relações de propriedade, a distribuição da renda entre os indivíduos e a formação das classes sociais. Marx, identifica que pelas classes sociais os homens estabelecem uma relação social de

exploração, antagonismos sociais e alienação, sob a forma da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com