TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil: Uma expressão da questão social

Por:   •  11/5/2018  •  Artigo  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho Infantil: uma expressão da questão social

Bruna Kelly dos Santos[1]

Jackeline Nicácio Silva[2]

Resumo:

O presente artigo propõe uma análise sócio-histórica e crítica sobre as consequências do modo de produção capitalista para as crianças e adolescentes, visando especificamente  o trabalho infantil nessa forma de sociedade, como uma expressão da questão social. Destaca também a inserção das crianças e adolescentes  na cadeia produtiva e as formas de exploração, precarização e flexibilização dos direitos; avalia as repercussões que o trabalho infanto-juvenil apresenta para a saúde e desenvolvimento dessas crianças e as características, motivações e medidas atuais de enfrentamento desse problema.

Palavras-chaves: Modo de Produção Capitalista. Questão Social. Trabalho Infantil. Exploração. Direitos.

  1. Introdução

        Inicialmente deve-se ter em mente que o trabalho infantil esteve presente em outros modos de produção, porém, no modo de produção capitalista, onde foi possível a produção de um excedente, esse trabalho infantil não seria mais necessário. Entretanto, o que realmente ocorreu foi a inserção das crianças como mão-de-obra barata. Numa sociedade composta majoritariamente por uma classe trabalhadora extremamente pauperizada, o trabalho infantil era visto como um importante auxílio nas despesas familiares. O ápice do trabalho infantil ganhou força e proporção com a Revolução Industrial e a estruturação do regime econômico capitalista. Diante disso, reforçando seu caráter explorador, o capitalismo tomou para si essa força de trabalho.  Como aponta Torres (2011, p.63)

uma racionalidade capitalista de exploração do homem desde tenra infância e uma moralidade constitutiva de uma tradição hierárquica que se reproduz no interior da própria sociedade [...]

     Ao mesmo tempo em que se prega uma ideologia de igualdade de oportunidades, com discursos de direitos iguais, perpetua-se uma situação de condições econômicas e sociais desiguais. A exploração do trabalho infantil está intimamente relacionada às relações sociais desse modo de produção capitalista, que cria e perpetua duas classes sociais antagônicas, onde a dominante fica com toda a riqueza produzida e a subalterna é obrigada a utilizar todos os meios necessários para sobreviver. Desse modo, a utilização do trabalho infantil passa a ser frequentemente utilizado, apesar de todas as leis e direitos que são violados quando essa prática ocorre .

        É importante salientar a existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, que é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. Contudo, apesar da existência desse Estatuto e de leis regulamentadoras que visam preservar e proteger essas crianças, isso não é suficiente para conter o avanço desse problema social e muito menos suficiente para elimina-lo, as condições e motivações desse trabalho infantil continuam presentes. É necessário mais que legislações e assistencialismo para mudar essa realidade.

  1. O trabalho Infantil no Contexto da revolução industrial

Foi no período da Revolução Industrial que as crianças e mulheres se inseriram no mundo do trabalho, pois a baixa remuneração exigia do trabalhador a inserção de toda a sua família para a garantia da sobrevivência, em uma família onde apenas uma pessoa trabalhava não era possível obter o mínimo necessário para sobreviver, sendo assim, todos que tinham condições de trabalhar iriam para as fábricas, e a burguesia se aproveitava da situação pois, segundo Engels (2008, p. 119)

Numa família em que todos trabalham, cada um pode contentar-se com um pagamento proporcionalmente menor e a burguesia, com vistas na redução dos salários, aproveitou-se largamente da oportunidade, propiciada pela mecanização, de empregar mulheres e crianças.

Além das condições desumanas e degradantes, era comum que as crianças se envolvem-se em acidentes de trabalho e também tivesse problemas sérios de saúde gerados pela alimentação deficiente, o cansaço, a insalubridade e o esforço exagerado que era exigido pelo trabalho nas fábricas, Marx destaca (1988, p. 875-876)


[...] milhares de braços tornaram-se de súbito necessários. [...] Procuravam-se principalmente pelos pequenos e ágeis. [...] Muitos, milhares desses pequenos seres infelizes, de sete a treze ou quatorze anos foram despachados para o norte. O costume era o mestre (o ladrão de crianças) vestí-los, alimentá-los e alojá-los na casa de aprendizes junto a fábrica. Foram designados supervisores para lhes vigiar o trabalho. Era interesse destes feitores de escravos fazerem as crianças trabalhar o máximo possível, pois sua remuneração era proporcional à quantidade de trabalho que deles podiam extrair. (...) Os lucros dos fabricantes eram enormes, mais isso apenas aguçava-lhes a voracidade lupina. Começaram então a prática do trabalho noturno, revezando, sem solução de continuidade, a turma do dia pelo da noite o grupo diurno ia se estender nas camas ainda quentes que o grupo noturno ainda acabara de deixar, e vice e versa. Todo mundo diz em Lancashire, que as camas nunca esfriam.

A exploração capitalista do trabalho de crianças representava uma mão-de-obra muito barata, disciplinada e com baixo poder reivindicativo, as fábricas obtinham lucros utilizando-se deste tipo de trabalho e não havia uma preocupação com os prejuízos provocados na saúde e desenvolvimento das crianças.  “Em 1844, uma pesquisa em 412 fábricas de Lancashire, distrito da Inglaterra, constatou que 52% dos trabalhadores eram mulheres e crianças” (NASCIMENTO, 2003 apud Silva, 2009, p. 35). As consequências desta realidade foram tornando-se visíveis e no final do século XIX, a população começou a se organizar e passou a denunciar a exploração do trabalho de crianças e demonstrar as consequências, como por exemplo os altos índices de mortalidade infantil, doenças e prejuízos ao desenvolvimento mental e físico, como mostra  MARX, 1982, apud Silva, 2009, p. 35 “pesquisa médico-oficial de 1861, na Inglaterra havia 16 distritos que, de 100.000 crianças, faleciam 9.000 por ano”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com