TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Do Curso Controle Social Do Fnde

Artigo: Trabalho Final Do Curso Controle Social Do Fnde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  7.878 Visualizações

Página 1 de 7

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CURSO FNDE DO MÓDULO; CONTROLE SOCIAL

DIVINA DE SOUZA

LARISSA SOARES ALBINO MENDONÇA

ANALISANDO E IDENTIFICANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL

TUTORA; LUCINDA FREESE ALVES

PEROLÂNDIA GO

2013

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CURSO FNDE DO MÓDULO; CONTROLE SOCIAL

Divina Souza

Larissa soares albino Mendonça

ANALISANDO E IDENTIFICANDO UM PROBLEMA EDUCACIONAL

Trabalho Final de Conclusão do

Curso Controle Social no âmbito

Do Programa Formação pela

Escola.

Tutora: Lucinda Freese Alves.

PEROLÂNDIA GO

2013

Introdução

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica do nosso País, como a alimentação e o transporte escolar, além de atuar também na Educação Profissional e Tecnológica e no Ensino Superior. “O fundo tem uma força muito grande porque executa tudo o que o MEC precisa. Ele coloca os programas em prática”, Embora tenha um papel central na garantia de um ensino de qualidade nas escolas públicas, o FNDE ainda é um órgão desconhecido de grande parte da sociedade. Compreender o que essa autarquia do MEC realiza e como ela funciona é fundamental para acompanhar o que é feito com os recursos disponíveis para a Educação.

O FNDE tem prioridade na transparência da prestação de contas e em todo processo de tomada de decisões e gestão dos recursos financeiros do PDDE e PDE, resulta na melhoria da infra-estrutura física e pedagógica, pois só assim teremos uma gestão responsável, ao tornar do conhecimento de todos a necessidades da escola, como funciona e principalmente como e onde é empregados os recursos que refletem sem dúvida, na qualidade da educação.

Este trabalho apresentará um breve esclarecimento sobre os programas que constituem no FNDE, e neste explicitarei o programa PNAE, então através deste poderemos ficar a parte do controle social exercido sobre as verbas financeiras repassadas para secretaria de educação que destinará as escolas, fornecendo a merenda para os alunos das instituições públicas. Como sabemos esse programa oferece também oportunidades para pequenos agricultores familiares que junto a este, permite a entrega de alimentos para as escolas do município. E o nosso município está com o projeto realizado pelos agricultores familiares e CONABE que foi levado para aprovação, eles estão aguardando a resposta e cada família já começou a organizar, pois cada um entregará produtos que está estabelecido pela cota. Esse projeto visa melhorar a nutrição e alimentação balanceada das crianças, que será incluindo verduras, legumes e frutas enriquecidos em vitaminas que adequará ao papel que o governo estabelece pelos programas (CONABE, PNAE...). Além desses objetivos, melhoram inclusive a renda desses agricultores, onde os que cumprirem a cota receberá o valor de R$6.500,00. Caso os agricultores continuarem com o projeto ele deverá ser reaprovado.Voltando ao programa do PNAE, seu objetivo é favorecer aos estudantes boa nutrição e o principal desenvolvimento, rendimentos que favorece o aprendizado dos estudantes como sabemos essa agregação de nutrientes e vitaminas estimula os hormônios que são responsáveis pelos movimentos, concentração e manutenção energética que gastam durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com