TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTORIA EMPRESARIAL (TRABALHO FINAL DE CURSO)

Trabalho Universitário: CONSULTORIA EMPRESARIAL (TRABALHO FINAL DE CURSO). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  1.614 Visualizações

Página 1 de 6

Consultoria Empresarial

Nome da Empresa: Maximus Academia de Ginástica LTDA.

Novembro/2012

Apresentação do Trabalho

A Maximus Academia é uma pequena academia, localizada no bairro Pedra Branca, em Ribeirão das Neves-MG. Atualmente tem cerca de 140 alunos matriculados e apenas um instrutor, o que obviamente é muito pouco. Além desse a academia apresenta diversos outros problemas.

Portanto, o nosso objetivo é identificar todos esses problemas e apresentar as devidas soluções para eles, da forma mais simples e econômica possível.

Histórico e diagnóstico empresarial

Em observação constante da empresa Maximus Academia, verificamos diversos pontos que precisam ser melhorados o mais rápido possível se o seu diretor quiser que seu faturamento aumente.

A seguir descrevo os principais pontos a serem melhorados:

Produto: a única atividade da academia é a musculação, o que restringe muito a entrada de novos alunos, uma vez que a maioria não gosta de ficar apenas levantando pesos, como é o caso das mulheres, principalmente. Elas preferem dançar ou até mesmo praticar lutas.

Mesmo sendo a musculação a única atividade da academia, está não tem muita qualidade, pois os aparelhos são muito antigos e vivem estragando, o que muitas vezes pode colocar a integridade física do aluno em risco. Existe apenas um instrutor capacitado, que é o próprio dono da academia e este não dá conta de atender a todos os alunos.

Preço: o preço das mensalidades é baixo, entretanto, se torna alto em comparação como o das academias dos bairros vizinhos, pois estas possuem um grande diferencial: oferecem varias modalidades de lutas e danças e o aluno não precisa pagar nada a mais por isso, ou seja, os alunos das outras academias pagam o mesmo valor que os da Maximus e tem uma gama de opções.

Além do mais, na Maximus não existe diferenciação de preço, mulheres e crianças pagam o mesmo preço que homens. Quem frequenta a academia poucas vezes na semana também paga o mesmo valor que quem vai todos os dias.

Praça: a localização da academia é muito boa, sendo a única do bairro. Está localizada próxima de supermercados, sacolões, padarias, lanchonetes, etc.

Promoção: não se tem feito divulgação da academia, nada de propaganda, nem mesmo a fachada da academia é chamativa, muitas pessoas nem sabem que ali no bairro existe uma academia e acabam indo para academias dos bairros vizinhos. Não é feita nenhum tipo de promoção a fim de fidelizar alunos e atrair novos.

Além destes, existem outros problemas que precisam ser resolvidos:

 A estrutura interna é muito precária, pois ainda está no piso grosso, as paredes estão mal pintadas e cores nada agradáveis;

 O ambiente é muito masculinizado, pois são os homens que preferem a musculação, o que faz com que as poucas mulheres que frequentam a academia não se sintam a vontade;

 O som é péssimo e as músicas estão muito desatualizadas e, muitas vezes são tocadas músicas ofensivas, como é o caso da maioria dos funks;

 Falta uma boa TV para transmissão de clipes musicais;

 Muitas vezes faltam produtos de higiene no banheiro;

 A quantidade de ventiladores é insuficiente;

 Os aparelhos de musculação estão dispostos incorretamente;

 Alguns aparelhos são em número insuficiente;

 Alta taxa de evasão de alunos; etc.

Será feito um grande trabalho para que todos esses problemas sejam resolvidos.

Análise e proposta de melhorias

Baseando-nos em problemas diagnosticados e no nosso conhecimento de Administradores, além das observações feitas constantemente, apresentaremos a seguir o que deve ser feito para que a Academia Maximus possa melhorar suas condições estruturais e aumentar seus lucros:

 Produto: a academia deve diversificar a oferta de atividades, já que atualmente, se restringe à musculação. A oferta de modalidades de luta e dança é muito interessante, pois como dissemos anteriormente, nem todos gostam de ficar levantando pesos, preferem uma dança ou até mesmo uma luta.

 Preço: o preço das mensalidades precisa ser diferenciado para as mulheres, já que estas são menos frequentes e desgastam os equipamentos menos do que os homens. Caso não seja reduzido esse valor, será preciso ampliar o número de atividades disponíveis, o que será mais vantajoso já que poderá atrair novos clientes.

 Praça: em relação à localização da academia, não há o que mudar, pois está um ponto excelente.

 Promoção: deve-se realizar promoções frequentemente para fidelizar clientes. Uma boa opção seria oferecer pacotes semestrais, ou seja, se o aluno optar por este pacote ganhará um bom desconto em comparação com o que gastaria se fosse pagar a mensalidade mês a mês. Isso é praticado por muitas academias, uma vez que reduz a evasão, pois o aluno não vai querer abandonar a academia já que pagou por ela.

Outra opção seria dar brindes ou desconto para o aluno matriculado que trouxer amigos para a academia.

Nos meses de menor frequência, deve ser dado desconto para atrair novos alunos.

A academia também precisa ser mais bem divulgada: placa mais chamativa na entrada, faixas informando sobre as atividades oferecidas, divulgação em rádio local e nos ônibus que atendem o bairro, etc.

Em relação aos outros problemas apresentados, as soluções são ainda mais simples:

 O mais necessário está relacionado à estrutura física e para tal deve-se fazer a colocação de piso emborrachado em toda a academia. As paredes precisam ser pintadas com cores mais atrativas e a tinta utilizada deve possibilitar a lavagem.

Podem ser feitos alguns desenhos ou colocar pôsteres de homens e mulheres com corpo bem malhado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com