TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Lingua De Sinais

Trabalho Universitário: Trabalho Lingua De Sinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

Entre os cinco parâmetros fonológicos para realização de sinais, destacam-se as Expressões faciais e corporais. Sobre este parâmetro podemos afirmar que:

--------------------------------------------------------------------------------

Não é relevante, sendo totalmente dispensável na comunicação em Libras.

É utilizado somente para marcações não- manuais interrogativas.

Ajudam a dar exato sentido aos sinais.

São utilizados apenas para a narrativa em língua de sinais.

É utilizado principalmente para soletrar nomes em Língua de Sinais.

Sabemos que, de acordo com os estudos linguísticos, há cinco parâmetros fonológicos para a língua de sinais. Um desses parâmetros está relacionado com a forma que a mão assume durante a realização de um sinal. Esse parâmetro é conhecido como:

--------------------------------------------------------------------------------

Configuração de mãos

Ponto de Articulação.

Direcionalidade ou orientação das mãos.

Expressões não- manuais.

Movimento

Muitas pessoas pensam que a língua de sinais, em todo o mundo, é igual. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma língua natural, com léxico e gramática próprios. Assim, cada comunidade de surdos desenvolveu a sua língua de sinais ao longo dos tempos, assim como cada comunidade de ouvintes desenvolveu a sua língua oral. Existem países que apresentam mais de uma língua de sinais.

Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que elas apresentam diferenças consideráveis entre si. Além disso, os surdos sentem as mesmas dificuldades que os ouvintes quando necessitam comunicar-se com pessoas que utilizam uma língua diferente. Esses fatores justificam que cada país tenha a sua própria língua gestual. No Brasil, por exemplo, tem-se a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), enquanto que em Portugal existe a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Da mesma forma que acontece nas línguas faladas oralmente, existem variações linguísticas dentro da própria Língua de Sinais, que podem ser consideradas regionalismos ou dialetos. Essas variações ocorrem devido à existência de culturas diferentes e influências diversas no sistema de ensino do país.

Existe ainda uma língua de sinais universal, análoga ao Esperanto, conhecida como Gestuno, que é usada em convenções e competições internacionais.

A língua de sinais também é usada em situações em que pessoas sem quaisquer deficiências visuais ou auditivas necessitem se comunicar, sem que possam utilizar sons. Exemplos disso são a comunicação entre mergulhadores e aquela ocorrida em rituais de iniciação entre aborígines australianos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com