TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.d

Por:   •  1/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Curso:Letras  Português-Inglês

Disciplina:Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS)

Tutor: Ana Paula Ferreira

Aluno(a): Celso Aparecido Viana

RGM (nº de matrícula):15759962                                            Data de entrega:   04/04/2016

Polo:Araçuaí-MG

A Educação Inclusiva no Ensino Regular

É de suma importância a inclusão de pessoas com necessidades especiais na Rede Estadual de Ensino. Uma vez que essas pessoas serão incluídas e aceitas por outras no meio onde as mesmas são inseridas. Falar de inclusão requer antes de mais nada aceitação e respeito ao outro por  possuir uma certa necessidade especial. São pessoas carentes, que precisam de apoio e solidariedade. Mas antes de  mais  nada a  escola em si; precisa  e deve estar sempre preparada para atender a demanda desses educandos. Afinal são pessoas oriundas de  um mundo diferente daquelas que ali já estão inseridas no meio escolar. Ao serem recebidas com boas  vindas nessas escolas ,as pessoas com necessidades especiais farão amizades, procurarão interagir entre si. Elas com certeza receberão todo apoio de seus colegas e da comunidade escolar. Irão se socializar cada vez mais, repassarão tudo aquilo que elas usufruíram de seus conhecimentos e demonstrarão que ser normal é diferente.

Na educação inclusiva não existe uma receita pronta a ser  trabalhada com os alunos portadores de necessidades especiais. O que é preciso ser feito é capacitar os educadores  de como eles irão  trabalhar com esses alunos. Ou seja, a maneira mais eficaz em como transmitir os seus conhecimentos a esses educandos.Com oficinas, linguagens de sinais, gestos e assim sucessivamente. Mas é  preciso que esses educadores  tenham boa vontade, interesse e  amor  ao  ensinar os  seus alunos.Não acredito que uma solução melhor, seria uma escola especial voltada para essas pessoas com necessidades especiais. Porque todos os seres humanos precisam ter contato uns com  outros, saber lidar com as diferenças, saber que somos seres racionais e que estamos em constante evolução e a busca de  nosso espaço na sociedade.

A língua de sinais e a oralidade são de suma importância.Mas há  muitas controvérsias relacionadas a esses contextos,uma  vez  que  a  sociedade  em  si  tanto comunica utilizando a  língua de sinais,quanto o método da oralização.Afinal não existe uma regra básica a ser seguida em comunicar as pessoas com necessidades especiais em se  tratando de  pessoa  surda  e  muda.O método da língua de sinais é primordial para que o aluno aprenda  a  se  comunicar  com  gestos  manuais  a  outras pessoas.Com esse método mesmo que ele não fale ou escute, mas de  certa forma está comunicando naquilo que ele queira compreender com o outro.Já na oralidade,talvez ele  não tenha conhecimento sobre a língua dos sinais,mas sabe comunicar oralmente fazendo com que aprenda a dominar o seu idioma nativo;mesmo  sem utilizar a linguagem  dos  sinais.Como a demanda  é  grande ,seria interessante que  o governo ao inserir os alunos a inclusão,montasse  um ensino especializado para atender a esses educandos; para que assim  todos os educadores pudessem  fazer  um excelente trabalho mais eficiente  e  eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com