TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Matematica

Artigo: Trabalho Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  3.742 Palavras (15 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 15

Centro de Educação Anhanguera – Pólo Angra dos Reis

Curso: Administração – 2º Semestre

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Alunos:

Emanuele Calago c de Oliveira RA: 353925

Geuziane Nolasco Rodrigues Duque RA: 364137

Maria Clara Leal RA: 364241

Ana Carolina Coelho Nunes de Carvalho RA: 389579

Brenda Raiane Pereira da Costa RA: 392425

Atividade Prática Supervisionada

Teoria da Contabilidade.

Professora: Ma. Juliana Leite Kirchner

Angra dos Reis, 19 de novembro de 2012.

Centro de Educação Anhanguera – Pólo Angra dos Reis

Curso: Administração – 2º Semestre

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Atividade Prática Supervisionada

Teoria da Contabilidade

Professora: Ma. Cláudia Regina Benedetti

Angra dos Reis, 19 de novembro de 2012.

Introdução

A contabilidade é um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, decorrentes dos fatos e atos jurídicos praticados pela empresa. Quanto mais à análise se detiver na constatação do passado e do presente mais acrescerá e aumentará a importância da demonstração contábil que contribuirá com a análise final.

Esses e outros conceitos que foram amadurecidos durante os séculos que se passaram desde a descoberta da contabilidade na antiguidade pelos fenícios e romanos nos mostram que ela é fundamental e indispensável. A definição de que a contabilidade é uma ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que alteram o patrimônio de uma entidade está ligada a necessidade que os comerciantes da época tinham em registrar de forma precisa e organizada suas transações.

Devemos constatar que, os conceitos de contabilidade são imprescindíveis e indispensáveis para que as empresas e todos os sistemas financeiros possam controlar seus patrimônios, receitas e também utilizar dessa ciência para conhecer a saúde financeira das futuras aquisições.

Portanto, podemos concluir que a contabilidade destina-se a fazer o registro sistemático das receitas e despesas, bem como dos lucros e perdas de uma empresa durante determinado período usando um método quantitativo que compreende a classificação e a mensuração do valor monetário das transações inscritas nos registros das empresas que servirão como base para análises.

Teoria da Contabilidade

A contabilidade é definida como a Ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que alteram o patrimônio de uma entidade. A contabilidade é tão antiga quanto à história dos primeiros povos civilizados, sendo praticada de maneira empírica por muitos séculos. Sua origem está relacionada com o fato de que, havia uma necessidade por parte dos comerciantes da época em registrar de forma precisa e organizada suas transações comerciais. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram a dos fenícios e que a prática do comércio não era exclusiva destes, sendo praticada nas principais cidades da antiguidade.

Os primeiros registros contábeis, utilizando escritas rudimentares, foram realizados na Babilônia, por volta do ano 2.000 A.C, onde um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo Da Babilônia no ano 2000 a.c.

Entretanto, há registros que a contabilidade já era praticada por volta de 5.000 a.c. Nesta época os registros eram feitos em tábuas retangulares de argila, como as Tábuas de Uruk. As tábuas da cidade de Uruk, na Suméria, mediam de 2,5 a 4,5 centímetros e faziam uma combinação entre o figurativo e o numérico. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.

A conta teve seu florescer como disciplina nas cidades italianas a partir do século XII, até o inicio do século XVII. Nesse período, Luca Pacioli (1494) escreveu seu famoso Tractatus de Computis et Scripturis, que é a exposição atual da nossa contabilidade, que influenciou o mundo todo.

Na evolução da contabilidade várias correntes de pensamentos dentro do contexto econômico e social do próprio tempo foram peças fundamentais para o a evolução da contabilidade. A Contabilidade tem evoluído ao longo dos anos em função de diversos estudos que possibilitam o surgimento de novas e melhores formas de controlar o patrimônio através de um sistema informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações.

A contabilidade destina-se a fazer o registro sistemático das receitas e despesas, bem como dos lucros e perdas de uma empresa durante determinado período. Como tal pode ser considerada um método quantitativo que compreende a classificação e a mensuração do valor monetário das transações inscritas nos registros das empresas.

A contabilidade evoluiu muito e conseguiu regulamentar a profissão, desenvolveu princípios e normas, para que se tornasse uma ciência em seu aspecto profissional, buscando, assim, mostrar a sua necessidade para o desenvolvimento do país.

À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Foi o pensamento do futuro que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com