TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Mecanica Geral

Monografias: Trabalho Mecanica Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O projeto se baseia na elaboração de uma maquete de um guindaste de palito de picolé articulado, com o objetivo de demonstrar a praticidade e a viabilidade do trabalho, a diminuição do esforço físico e demonstrar o funcionamento da ferramenta. Para um melhor planejamento do projeto, foi feito pesquisas em livros e vídeos para um melhor conhecimento do funcionamento das máquinas para nos ajudar no projeto.

Através deste estudo, esperamos conseguir movimentar objetos na vertical e horizontal. A conclusão deste projeto nos permitirá adquirir e aprimorar nossos conhecimentos e a realização de todas as etapas nos permitindo apresentá-lo com maior sucesso possível podendo se movimentar objetos. Co m objetivo de intensificar o nosso aprendizado na área de mecânica. O Guindaste executa movimentos transferindo objetos pesados de um ponto para outro diminuindo o esforço humano. Desenvolvido essa maquete, utilizando palitos de picolé, base de madeira, fios de nylon.

Em quase todos os modelos de guindaste, a maior parte da ação de levantamento de carga é executada por um ou mais cabos de aço que se enrolam em um tambor situado dentro da superestrutura.

Quando o solo é plano e firme, os guindastes de lança movimentam-se usualmente sobre pneumáticos. Em solos instáveis ou irregulares, porém, costumam apoiar-se sobre esteiras, como as dos tanques militares.

Importante para todos os tipos de guindastes, o problema do equilíbrio torna-se crítico nos modelos de torre, muito empregados na construção civil. Sua torre serve de suporte para um braço horizontal que se prolonga em direções opostas e em comprimentos distintos. A extremidade mais curta do braço possui um contrapeso; na outra, o mecanismo de suspensão movimenta-se sobre um trole. A capacidade de carga aumenta à medida que o trole trabalha mais próximo da torre central.

Serviços portuários de carga e descarga de navios valem-se de diferentes equipamentos, especialmente destinados a trabalhos específicos. Contudo, um dos guindastes de emprego mais generalizado em docas é o que possui a lança conectada com um braço articulado, ou seja, o modelo mais conhecido como grua.

Outro tipo de guindaste comum nos portos é o de garra, especialmente projetado para a carga e descarga de material a granel. Sua lança assemelha-se a uma meia ponte que se projeta para fora do cais, permitindo que os navios atraquem embaixo do trole que conduz o mecanismo de suspensão da garra. Assim, a garra desce verticalmente até os porões das embarcações, recolhe e ergue o material. Depois, o trole leva a garra com o material para o interior do cais onde a carga é depositada.

Em estaleiros há guindastes com mais de 120 metros de altura que suspendem 1500 toneladas numa única operação.

Treliças

Tipo de treliça utilizado foi: wairem modificadas, contendo 612 palitos de picolés colados em barras de 03 palitos em cada barra seja ela tração ou compressão, com ângulos de 400 cada triangulo, com altura de 90 cm, e largura de 10 cm

Torre do guindaste

A torre do guindaste possui uma inclinação com ângulo de 500 apoiada sobre uma base que se movimenta na horizontal sobre um eixo, com dois cabos preso da base ao topo do guindaste, transferindo a parte da força para a base, fazendo com que a tensão sobre a base da torre seja transferida para a base do guindaste.

Mecanismo do Içamento

A figura abaixo mostra um olhal de içamento, produzido por fios de nylon de espessura constante, com capacidade de 15 kl e traçados em seis fios aumentando a capacidade de carga para seis vezes a carga do fio. Objetivando encontrar a posição do centro de gravidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com