TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quimica

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 5

Título: Reações Químicas

Objetivo: Analisar as quatro experiências realizadas em laboratório no dia 17 de maio de 2013, demonstrando as reações químicas, como reação de simples troca, de decomposição, de dupla troca e oxirredução.

Resumo: Serão estudados neste relatório reações químicos e os resultados dos experimentos I, II, III e IV realizados no laboratório.

Introdução

Reações químicas são processos que ocorrem entre duas ou mais substâncias, chamadas reagentes, que são transformadas em outras substâncias, que são chamadas de produtos. É como se durante uma reação, as moléculas iniciais fossem desmontadas e seus átomos fossem aproveitados para montar novas moléculas. Para que isso ocorra, é necessário que as ligações entre os átomos sejam rompidas, e isso necessita de uma energia.

Uma reação química envolve mudanças relacionadas a mudanças nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda interconversão entre dois tipos de isômeros. Outro aspecto importante sobre relação química é a conservação da massa e o numero de espécies químicas microscópicas presentes antes e depois da ocorrência da reação. Essas leis de conservação se manifestam macroscopicamente sob a forma das leis de Lavoisier, de Prouste e de Dalton.

A ocorrência de uma reação química é identificada pelo aparecimento de novas substâncias diferentes das iniciais. Às vezes, ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência ou não da reação, tais como mudança na coloração, formação de precipitado, liberação de gás, mudança no odor, etc.

O quatro experimentos realizados no laboratório de química estavam relacionados com o assunto reações químicos.

Materiais de Laboratório

1 suporte para tubos

8 tubos de ensaio

2 pipetas de 5ml

1 espátula

1 escova para tubos

Pisseta com água destilada

1 pinça de madeira

Pedaços e fios de Cu (Cobre)

Pedaços de batata

Reagentes utilizados

Solução de KI 0,5 mol/L

Solução de Pb (NO3)2 mol/L

Solução de AgNO3 0,5 mol/L

Solução de NaCl 2 mol/L

Peróxido de Hidrogênio (H2O2)

Ácido Nítrico Concentrado

Óxido de Cálcio

Procedimento experimental I

Com auxílio da espátula, foi adicionado alguns pedaços de Cobre Metálico (Cu) num tubo de ensaio, juntando a este 2 ml de Ácido Nítrico Concentrado. Ao emergir pedaços de Cu (Cobre) de aproximadamente 1cm em solução 2ml de Ácido Nítrico concentrado, pode se observar que ao passar do tempo o Ácido Nítrico foi oxidando o cobre deixando assim a olução esbranquiçada e após a formação do nitrato de cobre alterou-se a coloração da solução passando assim a ficar azul.

Equação molecular e iônica da reação ocorrida:

8HNO3 (ag) + 3 Cu (s) 3 Cu2+ (aq) + 6 NO3- (aq) + 2NO (g) + 4 H2O

Procedimento experimental II

Com auxilio da espátula, foi adicionado alguns pedaços de batata macerada num tubo de ensaio, juntando a este 2 ml de Peróxido de Hidrogênio.

Equação molecular e iônica da reação ocorrida:

2H2O2 2H2O + O2

Procedimento experimental III

Com auxilio da pipeta, foi colocado num tubo de ensaio 4ml de solução de Pb(NO3)2 e sobre este 2m/l de solução de KI lentamente.

Com auxílio da pipeta, foi colocado num tubo de ensaio 4ml de solução de NaCl e sobre este 2ml de solução de AgNO3 lentamente.

Equação molecular e iônica da reação ocorrida:

2KI (aq) + Pb (NO3)2 (aq) 2KNO3 (aq) + PbI2 (aq)

2K+ + 2I- + Pb2 + 2NO3- 2K+ + 2NO3- + Pb+2 + I-

Procedimento experimental IV

Com auxílio de uma caneta envolva-a com um fio de cobre para construção de uma espira em seguida foi adicionado num tubo de ensaio, em seguida foi colocado solução de AgNO3 até cobrir a espira de cobre.

Equação molecular e iônica da reação ocorrida:

Cu + 2AgNO3 2Ag + Cu(NO3)2

Cu0 + 2 Ag+ + 2NO3- 2Ag0 + Cu+2 + 2NO3-

Resultado e Discussão

Experimento I

Essa reação é de oxidorredução em que uma espécie química no caso do cobre metálico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com