TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Textual Individual

Trabalho Universitário: Trabalho Textual Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 5

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6

5 CONCLUSÃO 7

6 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Entre as preocupações globais, uma delas é a economia. Vamos ver alguns conceitos básicos, para assim compreender o que se passa todos os dias e facilitar a nossa vida, juntamente com a cidadania, algo importante nas organizações e no dia a dia.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A palavra inflação é utilizada para significar um aumento no suprimento de dinheiro e a expansão monetária, o que é às vezes visto como a causa do aumento de preços, índices de preços dentro de uma faixa entre 2% a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços. Os processos inflacionários podem ser classificados, segundo algumas características como inflação prematura, processo gerado pelo aumento de preços, mas com altos índices de desemprego, inflação reprimida, processo gerado pelo congelamento dos preços por parte do governo, inflação de custo, gerado pelo aumento de custos de produção, inflação de demanda, os preços sobem, pois há um aumento na demanda sem o acompanhamento devido da oferta.

A taxa de juros, é a taxa de lucratividade recebida num investimento. De uma forma geral, é apresentada em bases anuais, podendo também ser utilizada em bases semestrais, trimestrais, mensais ou diárias, e representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. Se os juros caem demais, a população tem mais acesso ao crédito, se os juros subirem, o consumo e o investimento ficará mais custoso, a economia desacelera e evitando a inflação.

A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Ou seja, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. O Banco Central de cada país pode optar por vários sistemas de taxas de câmbio, são eles: o câmbio real é aquele que estabelece a relação pela qual uma pessoa pode trocar bens e serviços de um país pelos de outro, o câmbio nominal, por sua vez, é a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira, a taxa de câmbio fixa é determinada pelo Banco Central (a instituição decide o preço da moeda) e a taxa de câmbio flutuante, ou flexível, esta permite que o preço seja determinado pela lei da oferta e da procura.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalhando com dados numéricos vemos uma tendência de se agruparem em torno de um valor central, sendo as três medidas de tendências centrais mais usadas a média, a mediana e a moda.

Num conjunto de dados, se todas as observações de uma variável estão próximas, isso indica que os indivíduos não são muito diferentes com relação a essa variável. Por outro lado, se as observações estão dispersas, isso indica diferenças entre os indivíduos. Nas pesquisas estatísticas, são fundamentais a compreensão e quantificação dessa dispersão. Pense em um exemplo: se todas as flores de um jardim forem exatamente iguais em uma característica, apenas uma flor pode representar todo o jardim.

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e/ou igual de ser selecionado. Assim, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, onde a realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível. A amostragem aleatória simples é a maneira mais fácil para selecionarmos uma amostra probabilística de uma população, ela é composta por elementos retirados ao acaso da população. A amostragem aleatória estratificada deve ser realizada quando a população for constituída por diferentes estratos. Muitas vezes uma população é composta de subpopulações (estratos) bem definidos. A amostra estratificada deverá ser composta por elementos provenientes de todos os estratos. A principal vantagem da amostragem sistemática está na grande facilidade na determinação dos elementos da amostra, pois os elementos da população se apresentam ordenados e a retirada dos elementos da amostra é feita periodicamente. Por conglomerado entende-se um grupamento natural de elementos da população, os quais são bastante heterogêneos internamente em relação à característica estudada, porém de comportamento similar entre os conglomerados. Neste tipo de amostra é realizado o sorteio não dos indivíduos, mas de grupos naturalmente organizados.

Os números-índices são medidas usadas para comparar grupos de variáveis que possuem algum relacionamento entre si, tanto que seja possível a obtenção de um quadro organizado mostrando o comportamento das variáveis dentro desse grupo selecionado.

Por deflação entende-se a queda de preços, ou seja, o processo inverso à inflação. A inflação reduz o valor real do dinheiro ao longo do tempo, já a deflação, aumenta o valor real do dinheiro, isto é, compra-se uma maior quantidade de bens com a mesma quantidade de moeda.

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Diariamente somos bombardeados por propagandas na televisão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com